CIDADE

Mais de mil pacientes faltaram a agendamentos do Mutirão de Ultrassom Obstétrico

Pacientes confirmam a presença, mas não comparecem

Publicado em 16/08/2019 às 07:38Atualizado em 17/12/2022 às 23:28
Compartilhar

Pacientes gestantes participam de mutirão de ultrassom obstétrico em agosto. Dois atendimentos já foram realizados nos dias 3 e 10 e o próximo acontecerá no dia 24. O Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher (Caism) fica na avenida Leopoldino de Oliveira, 1160.

A meta, de acordo com informações Departamento da Atenção Especializada, é realizar 120 exames/mês, além dos 160 procedimentos já realizados no Caism. Dessa forma, atendendo 280 gestantes/mês. No entanto, as faltas têm dificultado os trabalhos.

Para os dias 03 e 10 de agosto, foram realizados 80 agendamentos, com contato telefônico e confirmação das 80 pessoas para realização do exame, mas apenas 30 pessoas compareceram. Já no caso de consultas e procedimentos laboratoriais, como hemogramas e exames de urina, entre outros, de 1.800 confirmações agendadas para a segunda-feira, dia 12 agosto, apenas 754 realizadas. Ou seja, 1046 exames, consultas ou procedimentos deixaram de ser realizados.

A chefe da Atenção Especializada, Sheron Hellen da Silva, destaca que a falta não justificada, principalmente após a pessoa já ter confirmado presença, representa prejuízo para o município e para a população, pois outras pessoas poderiam ser atendidas no lugar do faltante. “A maior importância dessa ação é agilizar o exame para melhor acompanhamento da evolução da gestação e a saúde do feto. Com o exame em mãos, o médico complementa a avaliação clínica, pode detectar malformações ou doença genética. Além de dar vazão para a fila eletrônica. A paciente que falta sem justificar, precisa repetir todo o processo de passar pela consulta para entrar novamente na fila e realizar o exame”, ressalta Sheron.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por