JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 17 de agosto de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Com mais de mil inscritos, segue até sexta o Congresso de Zootecnia

Estão previstos minicursos das raças bovinas, entre elas a raça leiteira girolando e a de corte senepol

14/08/2019 - 00:00:00. - Por Marconi Lima

Começou ontem e vai até sexta-feira (16) a 29ª edição do Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec). Serão três horas de aulas práticas no Parque Fernando Costa enfocando o padrão racial e as principais características de cada raça. O evento recebeu mais de mil inscrições. Estão previstos minicursos das raças bovinas, entre elas a raça leiteira girolando e a de corte senepol. 

O minicurso de “Avaliação Morfológica de Girolando” será ministrado pelos técnicos da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando Edivaldo Júnior, Gustavo Gonçalves e Limírio Bizinotto e o superintendente técnico da entidade, Leandro Paiva. “A raça girolando é a que mais cresce na produção de sêmen no Brasil, com quase 700 mil doses vendidas em 2018. Outro dado importante a ser ressaltado é o crescente aumento na produção de leite das vacas girolando. Nos últimos 18 anos a média de lactação da raça em até 305 dias no ano aumentou 52%, sendo atualmente de 5.475kg”, informa Leandro Paiva. A raça é responsável por 80% do leite produzido no Brasil.

Já o minicurso de “Avaliação Morfológica de Senepol” será ministrado pelo superintendente técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol), Celso Menezes. “Em qualquer condição de manejo, o senepol se adapta facilmente, e por esta característica é que vem sendo muito utilizado em programas de cruzamento industrial. São animais produtivos e longevos”, destaca Menezes. O senepol é a única raça taurina a participar do Zootec 2019. 

O uso da genômica no gado leiteiro será abordado pelo pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcos Vinicius Barbosa da Silva. Ele ministrará a palestra “Projeto Genoma: os avanços genéticos da Raça Girolando”.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia