CIDADE

Codau começa a montar sistema de transposição do rio Claro na segunda

Com redução de 30% na vazão até agora, o rio Uberaba poderá receber o reforço em breve, caso o período de seca se estenda

Publicado em 02/08/2019 às 21:57Atualizado em 17/12/2022 às 23:04
Compartilhar

Divulgação

Montagem de todo o sistema demora cerca de três dias, o que acontecerá a partir desta segunda-feira (5)

A Codau começa nesta segunda-feira (5) a montagem dos motores e equipamentos do sistema de transposição de bacias hidrográficas do rio Claro. A medida é repetida a cada ano, como forma de garantir, quando necessário, o aumento de vazão do rio Uberaba, que abastece a cidade. O sistema é montado desde o ano de 2003, sempre no começo do período de estiagem. 

Segundo o Climatempo CPTEC/Inpe, o mês de agosto, na maior parte do Brasil, será de tempo seco e com temperaturas acima da média. O ano de 2014, na seca histórica, foi o ano que a Codau mais utilizou o bombeamento de água do Claro. Foram 106 dias com o sistema acionado. Em 2018 foram apenas 22 dias, trabalhando entre começo de setembro até começo de outubro.

“A vazão do rio Uberaba hoje caiu em mais de 30% em relação ao mês de abril. É uma redução constante, porém lenta, mas o volume atual é suficiente para manter o abastecimento da cidade com segurança. Isso nos permite calcular que, pelo menos nas próximas semanas, o rio Claro ainda não será ligado. Mas, tudo depende da intensidade da seca e de sua duração”, explicou o presidente da Codau, Luiz Guaritá Neto. 

As equipes levam em média três dias para deslocar tanto os equipamentos quanto os três motores de bombeamento e, depois, fazer a montagem do sistema no rio Claro. Logo em seguida, ele será testado e colocado de prontidão, caso seja necessário ser acionado na seca deste ano. Os três motores chegam a bombear até 560 litros/segundo de água do Claro para o rio Uberaba. O trajeto é feito em parte por tubulação e o restante desce por queda livre até o córrego Saudade e de lá para o rio Uberaba.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por