JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 08 de dezembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Saúde monta base para vacinação antirrábica na Zona Urbana

A base ficará instalada no Departamento de Controle de Zoonoses

24/07/2019 - 00:00:00. Última atualização: 24/07/2019 - 14:06:10.

André Santos/PMU


Uma unidade de vacinação está montada no Centro de Zoonoses para a vacinação dos animas da área urbana

O Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias coloca à disposição da população posto de vacinação antirrábica na Zona Urbana. A base ficará instalada no estacionamento do departamento, que fica na avenida do Tutuna, 658, Vila Celeste, das 8 às 16 horas – de segunda a sexta-feira e aos finais de semana das 8 às 13 horas.

De acordo com a chefe do Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias, Lara Rocha Batista, as vacinas estarão disponíveis somente enquanto durar o estoque.

“Lembramos que é de extrema importância a imunização de cães e gatos e que, independente da campanha, os tutores devem levar seus animais para serem vacinados. A raiva é uma doença fatal, tanto para os animais como para o homem. Vacinando os animais também estaremos protegendo a saúde humana”, explica.

Ela destaca que os animais vacinados receberão um microchipe que garantirá a sua identificação em caso de perda ou roubo.

“O registro é realizado em um banco de dados do município e, assim, poderemos conhecer melhor a dinâmica populacional desses animais e delinear as políticas públicas necessárias”, reforça.

Vacinação. A campanha antirrábica teve início na última segunda-feira (15). Conforme as orientações repassadas pela Secretaria Estadual de Saúde, apenas 37,1% das vacinas esperadas para a campanha 2019 foram recebidas do governo federal, sendo priorizada a vacinação dos animais da Zona Rural.

Devem ser vacinados cães e gatos com idade a partir dos três meses que não estejam doentes e nem em tratamento veterinário. As fêmeas gestantes e com filhotes deverão ser vacinadas após o período de amamentação. Já os animais devem ser levados e contidos pelos seus donos adultos e, caso sejam levados por crianças, os agentes da Zoonose não farão a vacinação, conforme determinação da Secretaria Municipal de Saúde.

A campanha de vacinação está sendo realizada na Zona Rural e na base do departamento de Zoonoses, enquanto durarem os estoques.

Ainda dentro da programação, no próximo fim de semana (27 e 28), as equipes percorrerão o bairro de Santa Fé. 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia