JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 22 de agosto de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Parceria da PMU e IFTM resulta na revitalização da estrada rural URA-090

O projeto ecológico foi desenvolvido pelo professor doutor Watson Rogério de Azevedo, que também é coordenador de Inovação do IFTM

21/07/2019 - 00:00:00. Última atualização: 21/07/2019 - 07:46:41.

Divulgação


URA-090 é a única estrada rural do município com passagem inferior para travessia de animais silvestres

Parceria entre a Prefeitura de Uberaba, Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e Ministério Público Federal resultou na revitalização de 2,1 quilômetros da estrada rural URA-090. O projeto ecológico foi desenvolvido pelo professor doutor Watson Rogério de Azevedo, que também é coordenador de Inovação do IFTM. 

O processo de revitalização se deu através de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o IFTM, intermediado pelo Ministério Público Federal (MPF), representado pelo procurador da República, Thales Messias Pires Cardoso. A Prefeitura, por meio da Secretaria do Agronegócio, assessorou o projeto, enquanto a Funepu foi responsável pelo processo licitatório e a engenheira Larisa Soriane, do IFTM, pela fiscalização.

“A estrada está liberada para trânsito e apresenta o diferencial de ser uma via rural ecologicamente correta. Foi construída em toda a sua extensão uma passagem inferior para a travessia dos animais silvestres, comuns naquela região, o que a torna uma referência para outras estradas rurais”, explica o professor.

Reunião. Azevedo ressaltou que o projeto, além de ter sido bem executado, foi econômico e, por isso, será possível utilizar parte da verba na construção de uma rotatória em frente do instituto, garantindo mais segurança aos transeuntes. Para alinhamento do projeto, o prefeito em exercício João Gilberto Ripposati se reuniu com o secretário de Planejamento, Nagib Facury. 

Conforme Nagib, o estudo do projeto arquitetônico para a implantação da rotatória já foi apresentado ao IFTM para análise e aprovação. Responsável por fazer a intermediação entre a Secretaria de Planejamento e o IFTM, para elaboração do projeto viário, o prefeito em exercício Ripposati ressalta a importância da parceria da Prefeitura, sempre pronta para ajudar no desenvolvimento da cidade, estendendo sua força e seu apoio às instituições públicas existentes no município.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia