CIDADE

Hidrelétrica de Igarapava vai implantar política de segurança em sua barragem

Serão instaladas sirenes e placas ao longo do rio Grande, que servirão de alerta para que a população siga para as áreas de segurança

Daniela Brito
Publicado em 18/07/2019 às 22:44Atualizado em 17/12/2022 às 22:39
Compartilhar

Reprodução

Usina Hidrelétrica de Igarapava vai aderir à Política Nacional de Segurança em Barragens, com apoio da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros

Usina Hidrelétrica de Igarapava trabalha para implantar a Política Nacional de Segurança em Barragens (PNSB) – Lei nº 12334/2010 – na região do rio Grande. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros contribuem enquanto parceiros para implementar o PNSB. 

Conforme apurou a reportagem junto à Defesa Civil, todo investimento é da própria usina hidrelétrica. Serão instaladas sirenes e placas ao longo do rio Grande, que servirão de alerta para que a população siga para as áreas de segurança. Também está prevista uma rota de fuga em caso de emergência. Além disso, haverá campanhas de divulgação e até uma simulação, em caso de rompimento da barragem.

Um estudo detalhado para implementação do projeto está pronto e tem todos os levantamentos, inclusive quanto ao número de pessoas instaladas na área de risco. Todo trabalho contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, que realizou todo mapeamento da área, segundo o tenente-coronel Anderson Passos, comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8º BBM).

Segundo ele, represas hidrelétricas são menos passíveis de rompimento, bem diferente das barragens de mineração, mas devem implementar o PNSB. Ele assegura que a corporação contribui para a implementação do projeto, com todo suporte, e irá atuar até na simulação, que será feita com os moradores. 

A reportagem também conversou com o gerente da Usina Hidrelétrica de Igarapava, Cláudio Silva, que pede cautela em relação a este trabalho, ainda em planejamento. Segundo ele, a população não precisa se alarmar, pois toda execução do projeto visa a segurança e vem sendo elaborado seguindo os critérios legais, que serão divulgados a toda a população de Uberaba, Delta e Igarapava. De acordo com ele, uma reunião prevista para acontecer no início de agosto irá detalhar todo o investimento.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por