JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 18 de novembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Prazo para o alistamento militar de 2019 acaba no domingo

Caso o candidato perca o prazo, ele terá que pagar uma multa

26/06/2019 - 00:00:00. - Por Raiane Duarte Última atualização: 26/06/2019 - 14:27:29.

Divulgação

O prazo para os jovens do sexo masculino se inscreverem para o alistamento militar se encerra neste domingo (30). Devem se candidatar todos aqueles que completam 18 anos em 2019. O alistamento começou no dia 1° de janeiro.

O procedimento pode ser feito pessoalmente na Junta Militar de Uberaba, na rua Segismundo Mendes, 513. Caso o candidato perca o prazo, ele terá que pagar uma multa. Aqueles que deverão comparecer à seleção geral serão notificados por meio de e-mail ou mensagem de texto no celular. É possível ainda fazer a consulta na internet.

O Sargento Cardoso, do Tiro de Guerra de Uberaba, esclarece sobre a obrigatoriedade da inscrição. “O alistamento para os jovens brasileiros que completam 18 anos é obrigatório por lei, se não se alistar, além de ele estar pagando uma multa, que é um valor irrisório, ele pode ser prejudicado em relação a algumas atividades necessitam da comprovação da situação militar, caso não esteja em dia com seu alistamento. Por exemplo, para tirar o passaporte é necessário estar em dia. Estar em dia não significa que você tenha que ter sua reservista ou o seu certificado de dispensa, é estar dentro do processo de seleção de acordo com a sua classe, com o ano que você nasceu”, orienta o sargento.

Depois da primeira fase, que é o alistamento, vem a seleção geral, na última semana de setembro, e primeira de outubro serão feitas as entrevistas e exames médicos.

Para se alistar é necessário levar os seguintes documentos:

- Certidão de nascimento ou casamento
- Carteira de identidade
- Certificado de naturalização ou termo de opção
- Certificado de alistamento militar, caso já tenha se alistado fora do país, ou marinha, por exemplo.
- Uma foto 3×4 recente, colorida ou não (fundo branco ou azul).
- Comprovante de residência

A seleção é feita entre os meses de julho e outubro, quando alguns jovens já são automaticamente liberados e outros são selecionados para uma segunda fase. Nessa segunda fase, os selecionados passam por entrevistas e exames médicos.

Os selecionados passam por uma formação básica das forças de segurança e pela qualificação para o desempenho de cargos específicos, ou seja, para exercer atividades próprias da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia