JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 14 de outubro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Uberaba é a 39ª cidade do País com maior despesa previdenciária por aposentadoria por invalidez

O Brasil registra um acidente de trabalho a cada 49 segundos

24/06/2019 - 00:00:00. - Por Marconi Lima

Anualmente, segundo estimativas globais da Organização Internacional do Trabalho, a economia perde cerca de 4% do Produto Interno Bruto em razão de doenças e acidentes de trabalho, o que, além das perdas humanas, destaca a perda de produtividade provocada por ambientes de trabalho inseguros ou insalubres.

Dados são do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT) e apontam que Uberaba é a 39ª cidade do País com despesa previdenciária por aposentadoria por invalidez. Ainda segundo o órgão, é a 47ª com pedidos em auxílio doença; 58ª sobre despesa previdenciária com auxílio-doença por acidente de trabalho. E ainda ocupa o 137º lugar em despesas previdenciárias com auxílio-acidente por acidente do trabalho e 69º em pensão por morte por acidente do trabalho.

O Brasil registra um acidente de trabalho a cada 49 segundos e uma morte por conta de acidente de trabalho a cada três horas e quarenta e três minutos.

Segundo a Lei 8.213/91, o acidente de trabalho é aquele "que ocorre pelo exercício da função a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para trabalhar".

Os gastos estimados consideraram valores de pagamentos pelo INSS de benefícios de natureza acidentária de 2012 a 2018 e projetados até hoje. De 2012 a 2018, esse gasto, incluindo benefícios iniciados em anos anteriores, chega a R$79.000.041.558,1.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia