JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 14 de novembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Dia de São João: Bombeiros alertam para o perigo das fogueiras

A recomendação é pelo uso de fogueiras artificiais ao invés das tradicionais

24/06/2019 - 00:00:00. - Por Marconi Lima Última atualização: 24/06/2019 - 14:20:46.

Divulgação 

Hoje (24) é dia de São João, conhecido como o “Santo Festeiro”. Nesta data são realizadas muitas festas conhecidas popularmente como Festas Juninas, comemorações marcadas por danças e pratos típicos.

São João é considerado o santo mais próximo de Cristo, pois além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por João nas margens do rio Jordão. Alguns símbolos bastante conhecidos nas celebrações são a fogueira, o mastro, os fogos, a capelinha, a palha, o manjericão, a quadrilha, entre outros.

E sobre uma dessas tradições o Corpo de Bombeiros (CB) de Uberaba chama atenção. Em entrevista ao JM News 1ª Edição da Rádio JM, o tenente do CB, Marcelo Veneziano, recomendou que os festeiros da noite desta segunda-feira utilizassem uma fogueira decorativa, ao invés da tradicional.

“Existem muitos riscos ao se acender uma fogueira, como por exemplo na área rural causar incêndio. Na área urbana pode atingir a rede elétrica, causar queimaduras, especialmente nas crianças”, alertou Veneziano.

Para confeccionar uma fogueira artificial pode ser usado lenha natural, papel celofane nas cores vermelho, laranja e amarelo; um bocal de luz ou abajur e um ventilador pequeno.

Apesar de artificial, também são recomendados alguns cuidados com esse tipo de fogueira, como fazê-la em uma altura em que as crianças menores não tenham acesso ao interior da peça, pois elas podem acabar se queimando na lâmpada. Na base, proteja as laterais com uma camada a mais de papel celofane.

A fogueira artificial é rápida de ser montada, com itens baratos e fáceis de encontrar.

Confira a entrevista completa:

 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia