JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 21 de outubro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Apesar do El Niño, temperatura deve cair na primeira semana de julho

As causas da florada do ipê estão relacionadas à queda da temperatura e à baixa umidade observadas na atual estação do ano

23/06/2019 - 00:00:00. - Por Luiz Gustavo Rezende

As causas da florada do ipê estão relacionadas à queda da temperatura e à baixa umidade observadas na atual estação do ano. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que no inverno, iniciado em 21 de junho e que termina em 23 de setembro, terá temperaturas mais baixas no mês de julho e geadas podem ser registradas em áreas isoladas na região Sudeste. 

Contudo, este ano terá a influência do El Niño, aquecimento anormal das águas superficiais do oceano Pacífico, que vai desviar algumas frentes frias e suas massas polares do seu caminho normal sobre a América do Sul. Isto significa que muitas destas frentes frias não vão conseguir injetar ar frio sobre o Brasil.

Porém, em Uberaba, a previsão é de, a partir do dia 4 de julho, as temperaturas atinjam os menores índices do ano, podendo chegar a 6ºC. Além disso, não existe previsão de chuvas e a umidade relativa do ar deve cair ainda mais. 

Durante a segunda quinzena de maio e primeira de junho, a entrada de massas de ar frio fez as temperaturas mínimas caírem, havendo formação de geada em alguns municípios do sul de Minas Gerais e interior de São Paulo. Em Maria da Fé (MG) e Campos do Jordão (SP) ocorreram geadas moderadas, registrando temperaturas mínimas de 1,6ºC no dia 5 de maio e 2,0ºC no dia 9 de maio, respectivamente.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia