CIDADE

Luiz Fernando Resende é nomeado reitor da UFTM

Primeiro colocado na lista tríplice, professor Fábio da Fonseca, publicou nota de repúdio à nomeação do reitor

Michelle Rosa
Publicado em 18/06/2019 às 08:32Atualizado em 17/12/2022 às 21:46
Compartilhar

Foto/divulgação

O Diário Oficial da União trouxe na edição de hoje (18) a nomeação do novo reitor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo terá mandato de quatro anos. A nomeação acontece quase um ano depois dos nomes lista tríplice terem sido encaminhados ao Ministério da Educação (MEC).

Em entrevista à Rádio JM na manhã desta terça-feira, o novo reitor contou que estava confiante sobre a nomeação para cargo. “Todo processo tem as mudanças e não podemos falar em continuidade, mas não podemos perder de vista aquilo que já está dando certo. Temos cursos que estão sendo estruturados, temos obras que precisam ser finalizadas, então temos que ter pulso firme para conseguir recursos no MEC e finalizar alguns processos. A universidade cresceu muito nos últimos anos, então temos vários desafios para os próximos anos”, destaca o professor.

Questionado sobre a nomeação mesmo não tendo sido indicado na consulta informal com acadêmicos, técnicos e professores, o professor aponta que tudo aconteceu dentro da legalidade onde três nomes foram colocados à disposição, com as respectivas experiências.

“Sempre vai haver resistência nas mudanças, mas objetivo é fazer uma gestão para todos e, ao longo dos anos, vamos tentando fazer uma gestão participativa”, declara o reitor.

Sobre o contingenciamento de recursos da educação, Luiz Fernando relata que sua experiência na vice-reitoria já o deixa preparado para enfrentamento de crises. “Temos nos próximos dias uma reunião com Ministério da Educação, em que vamos mostrar nossos projetos e demandas da universidade, e estamos aguardando uma resposta positiva, mas já estamos preparados para realizar alguns cortes”, pondera.

Em publicação na página da UFTM, nesta manhã, o reitor reintera que a administração priorizará ações voltadas ao fomento da pesquisa, ensino e extensão, com foco na produção científica e, assim, fortalecer os cursos oferecidos na Instituição, tanto em Uberaba quanto em Iturama, sejam eles técnicos, de graduação ou pós-graduação. Além disso, as ações para a conclusão de obras, algumas delas já em andamento, serão prioridade da gestão que quer reduzir as despesas com contratos de locação. Os projetos de melhorias do Hospital de Clínicas terão prosseguimento, com a preocupação de manter o atendimento humanizado à comunidade.

“Nossa gestão mantém o compromisso com o fortalecimento da missão da UFTM que visa ao desenvolvimento socioeconômico, cultural e tecnológico da região”, afirmou o professor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, reitor nomeado da UFTM.

A composição da lista tríplice foi definida pelo Conselho Universitário (Consu) da UFTM em junho de 2018. Na oportunidade, dos 64 membros do Conselho Universitário, 59 compareceram para a votação, que foi uninominal e por voto secreto.

O professor Fábio César da Fonseca, que também foi o vencedor na consulta informal realizada no início de junho, foi o mais votado na sessão do Consu e encabeçava a lista tríplice. O segundo nome da lista era o do professor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, que foi candidato a vice-reitor na chapa derrotada na consulta informal. Patrícia Maria Vieira, que foi candidata a vice-reitora na chapa vencedora da consulta informal, também faz parte da lista tríplice. 

Currículo. Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo é graduado em Engenharia Civil, mestre e doutor em Engenharia Civil, área de concentração em Recursos Hídricos. É professor adjunto, vinculado ao Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE, no Departamento de Engenharia Civil ministrando aulas para os Cursos de Engenharia Civil, além de atuar como professor do Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica da UFTM. Foi coordenador do Curso de Engenharia Civil da UFTM, diretor do Instituto de Ciências Tecnológicas e Exatas - ICTE da UFTM e vice-reitor. Primeiro colocado em lista tríplice publica nota repudiando a nomeação de reitor

O primeiro colocado na lista tríplice para a reitoria da UFTM enviada ao Ministério da Educação, Fábio Fonseca, publicou nota de repúdio à nomeação de Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, publicada hoje no Diário Oficial da União. Na nota, o professor reitera que venceu a consulta à comunidade universitária em 6 de junho do ano passado e também a eleição no Conselho Universitário (CONSU), em 25 de junho daquele mesmo ano.

“A nomeação do 2º colocado na lista tríplice é uma afronta à autonomia universitária, à democracia e à história das universidades federais brasileiras. Trata-se de uma nomeação ilegítima, desrespeitosa e provocadora de instabilidades institucionais. Uma nomeação geradora e intensificadora de problemas na UFTM, pois nasce fragilizada, traz, em sua essência, a marca indelével da ilegitimidade e o caráter antidemocrático e antiético”, diz Fábio Fonseca na nota, acrescentando que a nomeação de Luiz Fernando é “uma afronta à moralidade e à eficiência administrativa”.

Fábio Fonseca afirma que prosseguirá com o que chama de “luta por educação de qualidade, inclusiva, socialmente referenciada, construtora de uma sociedade mais democrática, justa, fraterna e igualitária” e fala em resistência. “Resistiremos aos ataques às Universidades Federais. Lutaremos, juntamente com as outras Universidades Públicas brasileiras, para que, de fato e de direito, a autonomia universitária seja respeitada”, finaliza a nota.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por