CIDADE

UFTM abre inscrições para curso prático de paleontologia e geologia no Complexo de Peirópolis

São dez vagas para o Programa de Treinamento de Estudantes Universitários; inscrições começam nesta quarta-feira (12)

Publicado em 11/06/2019 às 16:32Atualizado em 17/12/2022 às 21:34
Compartilhar

O Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price e a Pró-Reitoria de Extensão Universitária Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) abrem as inscrições para o Programa de Treinamento de Estudantes Universitários (Proteu). O cadastro poderá ser feito online, a partir desta quarta-feira (12), às 9h por meio do formulário online.

O programa prático de imersão oferece aos estudantes a oportunidade de participar de escavações e das diversas atividades desenvolvidas no Complexo Cultural e Científico de Peirópolis (CCCP) em Uberaba. O Proteu 2019 será realizado de 8 a 12 de julho, das 8h às 17h, totalizando 40h de atividades.

São dez vagas ao todo, das quais cinco são diretamente destinadas para alunos da UFTM e cinco para alunos de outras instituições. Podem participar os estudantes de graduação dos cursos de Ciências Biológicas, Geologia, Ciências Naturais e Geografia de todas as instituições do país.

O programa está na 18ª edição e tem como proposta ser um curso de imersão em paleontologia e geologia, focando os aspectos locais e possibilitando uma vivência prático-teórica do contexto em que se inserem as ações desenvolvidas prioritariamente em Peirópolis.

As inscrições vão até o dia 19 de junho e os candidatos também devem escrever uma carta de intenções e enviar para o e-mail [email protected]. As cartas serão examinadas por dois avaliadores, que julgarão os seguintes critérios de argumentação (3,5 pontos), clareza (3,5 pontos) e objetividade (3 pontos). A nota final corresponderá à média das duas correções. O resultado será divulgado no dia 24 de junho.

Como será um curso intensivo, todos os alunos deverão ficar hospedados no alojamento do CCCP, devendo ingressar na manhã do dia 8 de julho e sair ao final, no dia 12. Os estudantes selecionados deverão levar trajes próprios para atividades de campo, roupa de cama e banho e mantimentos para o preparo de almoço e jantar.

Segundo os responsáveis pelo curso, nos "últimos anos tem tido resultados surpreendentes, haja vista que diversos alunos de graduação que cursaram o Proteu hoje estão concluindo pós-graduação em paleontologia nos níveis de mestrado e doutorado, em renomadas universidades brasileiras". 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por