JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 22 de setembro de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Reitor diz que cortes prejudicarão 10 mil alunos do IFTM na região

Somente nos campi de Uberaba a medida criará problemas a mais de quatro mil estudantes, que correm o risco de ficar sem aulas a partir de agosto

25/05/2019 - 00:00:00. - Por Luiz Gustavo Rezende Última atualização: 25/05/2019 - 17:43:43.

Foto/Reprodução


Roberto Gil Rodrigues Almeida, reitor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, diz que cortes chegam a 37% na instituição

Roberto Gil Rodrigues Almeida, reitor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), afirmou que o contingenciamento financeiro praticado pelo governo federal no orçamento das instituições afetará atividades de 10 mil estudantes da instituição. O gestor, em entrevista ao programa JM News 1ª Edição, da Rádio JM 95.5 FM, revelou que dispõe de verba para manter os serviços somente até agosto. Ele expressou que o cenário se configura como um caos, devido aos serviços que deverão ser paralisados, resultando em demissões de servidores. “Nós já tiramos um posto de vigilância e demitimos dois servidores. Então, cada mês haverá demissões de servidores”, aponta. 

Segundo Roberto, os serviços terceirizados, como o de alimentação, devem ser encerrados. “Nós não vamos abrir, não vamos ter alunos. Por que vamos manter a empresa da alimentação?”, questiona, alegando que até agora o IFTM recebeu 40% de toda verba prevista para o ano de 2019, e 37% do volume foi cortado. Ou seja, a instituição tem a receber somente 23% do orçamento. Sobre os antigos contingenciamentos, ele afirmou que havia a retenção da dotação orçamentária por um certo período. Porém, era repassado o valor posteriormente. De acordo com ele, este ano o orçamento foi cortado e os gestores nem sequer podem empenhar quaisquer futuros compromissos. 

De acordo com o reitor do IFTM, a interrupção das atividades irá afetar diretamente 10 mil estudantes mineiros. Desse total, quatro mil alunos estão em Uberaba, além disso, afeta, também, a entrada de futuros alunos. Atualmente, cerca de mil novos alunos ingressam no instituto por ano. O IFTM possui nove campi em sete cidades: Uberaba, Campina Verde, Ituiutaba, Paracatu, Patrocínio, Patos de Minas e Uberlândia. Há ainda dois polos presenciais, em João Pinheiro e em Ibiá. Em Santa Vitória existe um polo de ensino de línguas.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia