JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 23 de agosto de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Simpósio internacional em Uberaba aborda a relação da arquitetura e cidade

O evento deve contar com a participação de convidados do Brasil, Paraguai, Equador e Espanha

19/05/2019 - 00:00:00. - Por Marconi Lima

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Uberaba (Uniube) promove a partir de amanhã (20) até o dia 24 o “III Simpósio e Workshop Internacional “Repensar o espaço democrático: Arquitetura + Cidade”. O evento deve contar com a participação de convidados do Brasil, Paraguai, Equador e Espanha, que vão refletir sobre problemas comuns e trocar experiências acadêmicas, na busca de caminhos frente aos desafios da atualidade. 

A programação é voltada para alunos, profissionais da área e a comunidade em geral. As atividades acontecem no campus Aeroporto da Uniube em três períodos do dia. O simpósio contará com palestras e mesas temáticas de debates, sempre à noite, a partir de 19h, no anfiteatro D56.

O workshop será composto de oficinas de projetos da paisagem, de arquitetura e produção de vídeo e será desenvolvido nos ateliês do curso pela manhã, a partir de 9h, e à tarde, às 14h. A área de estudo escolhida foi o bairro Alfredo Freire 1, conjunto habitacional construído em 1983, na “borda” da cidade, e que está na sexta fase de expansão, consolidando a exclusão socioespacial no processo de periferização de Uberaba. 

Entre os especialistas da área convidados estão profissionais de outros países. Na quarta-feira (22), o arquiteto David Juarez, da Espanha, vai ministrar a palestra “Práticas democráticas: espaço e sociedade”, às 19h. No dia seguinte, no mesmo horário, será a vez dos arquitetos Horacio Cherniavsky, do Paraguai, e José Fernando Gomez Marmolejo, do Equador, abordarem o “Reexistir”.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia