JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 24 de agosto de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Saúde recorre à apreensão da Polícia Federal para troca da motolância do Samu

Secretaria Municipal de Saúde prepara convênio para receber motocicleta apreendida pela Polícia Federal

20/01/2019 - 00:00:00. - Por Daniela Brito

Secretaria Municipal de Saúde prepara convênio para receber motocicleta apreendida pela Polícia Federal. O veículo deve operar como motolância para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu) em Uberaba. 

De acordo com secretário Iraci Neto, as tratativas estão adiantadas e a formalização de convênio pode ocorrer em breve. Já houve o encaminhamento de documentações e avanço nas negociações.

Hoje, a SMS possui uma motocicleta destinada pelo Ministério da Saúde. O veículo está tendo constantes problemas mecânicos porque está em operação desde meados de 2011. “É feita a manutenção, mas existe um desgaste pelo uso rotineiro nas operações do Samu. São oito anos de utilização para os serviços de atendimento”, explica o secretário.

No ano passado, a SMS fez vistoria na motocicleta e, a partir daí, foi constatada a necessidade de troca da motolância. Como não houve o retorno do Ministério da Saúde, a pasta buscou outros caminhos para substituir o veículo. “Nosso trabalho foi buscar alternativas para que não haja desassistência nos atendimentos”, diz o secretário.

A parceria visa obter motocicletas apreendidas pelo órgão ou decorrente de processos judiciais da Polícia Federal. “Eles se dispuseram a fazer a cessão e até a doação da motocicleta”, informa. Segundo ele, o serviço da motolância é muito importante, pois chega com mais agilidade a certos locais para realizar os atendimentos de urgência e emergência, dando os primeiros atendimentos ao paciente e até estabilizando-o, conforme a gravidade do caso, até a presença da ambulância do Samu. “Este atendimento é primordial na engrenagem do Samu”, avalia. 

Iraci Neto lembra ainda que houve a renovação da frota de ambulâncias do Samu, com a aquisição de seis novas vans, sendo três em 2017 e outras três no ano passado. A troca também foi decorrente da degradação dos veículos. Hoje, o serviço conta com uma Unidade de Serviço Avançado (USA) e outras cinco Unidades de Serviço Básico (USB).

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia