JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 18 de agosto de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Maioria dos jovens busca tirar a CNH por causa do trabalho, aponta pesquisa

Pesquisa realizada com 272 jovens entre 18 e 24 anos aponta que 43,3% deles buscam obter a CNH motivados pela necessidade ou pelo trabalho

19/01/2019 - 00:00:00. Última atualização: 19/01/2019 - 08:34:43.

Reprodução


Jovens recorrem à carteira de habilitação para conseguir trabalho ou ser promovidos

Pesquisa realizada com 272 jovens entre 18 e 24 anos aponta que 43,3% deles buscam obter a Carteira Nacional de Habilitação motivados pela necessidade ou pelo trabalho. O estudo, realizado em dezembro do ano passado, foi encomendado pelo Sindicato dos Proprietários dos Centro de Formação de Condutores de Minas Gerais (Siprocfc-MG) e realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG). 

Marcelo Lima, proprietário de autoescola em Uberaba e diretor do Siprocfc-MG, afirma que esse comportamento é observado em sua empresa. “A maioria, hoje em dia, está tirando a CNH justamente porque estão trabalhando ou diante de oportunidade de melhorar de função e subir de cargo”, explica. Ele acredita ainda que o índice observado no interior do estado é maior.

Outro hábito que tem mudado são as buscas por informações, que está migrando cada vez mais para o campo virtual. 54,8% utilizam sites de busca e 18,8% utilizam as redes sociais para se informar sobre os produtos e serviços. Apesar disso, a maioria dos responsáveis pelas despesas são os pais e familiares 54%. 

Sobre a perspectiva para 2019, o levantamento aponta que o mercado é grande. 67,4% pretendem iniciar o processo para obtenção da CNH dentro dos próximos 12 meses. Porém, Marcelo declarou que considera baixa esta taxa em vista da importância do documento. “Eu considero um índice baixo devido à importância do documento.” Ele entende que problemas globais, como a crise financeira, inibe a busca de novos candidatos.

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia