CIDADE

Fim do transporte escolar na Capelinha prejudica estudantes

Pelo menos 20 alunos estão sem alternativa para continuar os estudos por morarem em locais de difícil acesso

Daniela Brito
Publicado em 16/01/2019 às 22:29Atualizado em 17/12/2022 às 17:19
Compartilhar

Reprodução

Por meio de ofício, a Prefeitura informou sobre o corte do transporte escolar, o que resultou em reunião com a secretária de Educação para a busca de alternativa

Associação de Moradores da Capelinha do Barreiro demonstra preocupação no corte do transporte escolar de alunos que moram na comunidade rural. De acordo com o presidente, Luís Carlos dos Santos, alunos de cursos superiores, do Ensino Técnico e do próprio município ficarão sem condução, conforme já informou a Prefeitura de Uberaba.

O comunicado foi feito por meio de ofício recebido no fim de 2018. Após receber o documento, representantes da Associação de Moradores se reuniram com a secretária de Educação, Silvana Elias, para buscar solução para o problema. Ainda estiveram presentes o diretor de Transportes, Claudinei Nunes, e o chefe do Departamento de Transportes, Albano Ferreira Cobo. Porém, o presidente da entidade diz que não houve avanço na discussão.

Isso porque, segundo ele, a proposta apresentada foi o fornecimento de ônibus coletivo para atender esses alunos, porém, muitos moram em fazendas no entorno do bairro rural e precisariam andar até trinta quilômetros para chegar em casa. Outro problema é a hora que esses alunos chegarão em casa. “Não é uma alternativa viável”, diz.

Para ele, a suspensão desse transporte para a comunidade rural é uma economia muito pequena em comparação aos transtornos que vai causar aos alunos. No mínimo 20 alunos serão prejudicados com a decisão.

Neste sentido, Luiz Carlos defende a manutenção do sistema de transporte que era feito, quando a van que levava os professores também eram utilizadas por esses alunos.

Ainda esta semana, uma reunião será realizada na comunidade para tratar do assunto e buscar outra solução para ser novamente discutida com a Prefeitura de Uberaba. “O que não podemos fazer é deixar esses alunos sem transporte escolar”, informa Luiz Carlos. 

Secretaria diz que aguarda posição da associação de moradores após reunião. A Secretaria Municipal de Educação esclarece que o ofício com os motivos do corte do transporte escolar para o Ensino Médio, Técnico e Educação Superior foi encaminhado no dia 17 de dezembro de 2018. A reunião com a Associação de Moradores aconteceu na semana passada, com a presença da secretária Silvana Elias, quando foram discutidas propostas de articulação para a comunidade. A Semed aguarda a resposta da associação, que até o momento não procurou a secretaria. 

No documento, a explicação é de que professores e alunos do Ensino Médio, das escolas do campo, somente serão transportados mediante Termo de Cooperação Técnica a ser celebrado com o Governo do Estado de Minas Gerais. Silvana lembra que o município não está impedido de atuar nas outras etapas da educação escolar, porém, os investimentos têm que atender prioritária e plenamente os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Poderão utilizar o transporte escolar cedido pelo município alunos de escolas estaduais cujas parcerias com a Semed já estejam estabelecidas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por