CIDADE

Cohagra anuncia retomada de obras dos Girassóis e do Alfredo Freire 4

Obras dos Girassóis 3 e 4 foram paralisadas por questões estruturais de esgotamento sanitário e as do Alfredo Freire, por abandono da empreiteira

Geórgia Santos
Publicado em 26/10/2018 às 22:29Atualizado em 17/12/2022 às 14:54
Compartilhar

Sandro Neves

Prefeito Paulo Piau, o presidente da Cohagra, Marcos Jammal, e o promotor Carlos Valera anunciaram ontem retomada de obras de conjuntos habitacionais

Prefeitura anunciou retomada de obras dos conjuntos habitacionais Parque dos Girassóis 3 e 4 e Alfredo Freire 4. Nos dois empreendimentos existiam entraves para a continuidade do serviço e as questões foram solucionadas e as atividades serão retomadas a partir da próxima semana. O comunicado foi feito ontem em coletiva de imprensa na Prefeitura.

No caso do Parque dos Girassóis 3 e 4 houve mudança de diretrizes. A proposta inicial, em 2012, para o esgotamento sanitário previa a construção de fossa séptica, mas com os anos a medida ficou inviável e era preciso a construção de uma estação elevatória. “Tentamos de todas as formas aumentar o valor do projeto para que compensasse essa mudança, e a Caixa Econômica entendeu que, por não ser da Poligonal, seria mais fácil distratar a obra e contratar uma nova empresa. Mas não podíamos deixar que isso acontecesse com 98% obra prontos. Diante disso, estivemos com o Ministério Público e chegou-se à conclusão de que a obra será executada para liberação do empreendimento”, explicou o presidente da Cohagra, Marcos Jammal.

Para a retomada do serviço no Parque dos Girassóis 3 e 4 houve a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) bastante detalhado sobre os procedimentos a serem concretizados. “A mudança das diretrizes quanto ao esgotamento sanitário trouxe um impasse, pois implicava em modificação de projetos e custos adicionais. Tentamos de todas as formas que o banco suportasse esses encargos e não foi possível. Diante deste cenário, com a recomendação de que o Codau deveria assumir a construção da estação elevatória, fizemos um acordo, que contou com o envolvimento do proprietário do terreno, da construtora, Caixa Econômica, Cohagra e Codau. Neste acordo, parte dos recursos, cerca de R$400 mil, virá do proprietário da área, e cerca de R$900 mil do Codau, e a Cohagra fará o processo licitatório”, diz o promotor público Carlos Valera.

Atualmente, o Parque dos Girassóis 3 está com 98% das obras concluídas, todos os 500 mutuários já foram selecionados e estão com endereço definido, as reuniões de pré-ocupação também já foram realizadas. Já o Parque dos Girassóis 4 se encontra com 94% das obras concluídas, todos os mutuários já foram selecionados e a maioria já passou por análise, e a primeira etapa das reuniões de pré-ocupação já foi realizada. Nos dois casos as obras serão retomadas no dia 29 de outubro deste ano e a previsão de entrega é de 180 dias após a conclusão da licitação da estação elevatória. Contudo, vale destacar que, no Parque dos Girassóis 4, 222 unidades serão entregues junto com casas do Parque dos Girassóis 3, e as demais (268) serão concluídas quatro meses depois. Licitação de nova empresa já está concluída no Ministério das Cidades

Licitação para contratação de nova construtora para retomar obra no Alfredo Freire 4 foi concluída. No empreendimento houve o distrato da empreiteira que atuava no local, sendo este um procedimento demorado. Foi preciso fazer nova licitação para a contratação de outra empresa. O processo já está concluído e, segundo o presidente da Cohagra, Marcos Jammal, nas próximas semanas será feito o anúncio da retomada das obras do Alfredo Freire 4, inclusive com a presença do ministro das Cidades, Alexandre Baldy.

“Na semana passada recebi mensagem do Ministério das Cidades segundo a qual a licitação havia sido referendada, seguindo o trâmite, e acredito que na próxima semana o banco assina o contrato com a nova construtora. Mas é fato que as obras serão retomadas este ano”, afirma Jammal. Por sua vez, o prefeito Paulo Piau disse que é um momento de comemorações. “Nós temos que comemorar, sim, a continuidade das obras desses empreendimentos, pois conseguimos destravar, embora pareça uma simples obrigação, mas estamos vivendo tempos de travamento no país, que engessa tudo”, destaca Piau.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por