CIDADE

Infiltração molha cerca de 200 livros do acervo da Biblioteca Municipal

Segundo a FCU, seis livros precisaram ser descartados; usuários reclamam das infiltrações e goteiras no espaço público

Letícia Morais
Publicado em 25/09/2018 às 08:51Atualizado em 17/12/2022 às 13:51
Compartilhar

Fotos/Celso Provenzano

Frequentadores cobram urgência na reforma do telhado da Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães. Os usuários argumentam que parte do acervo tem sido perdido em decorrência das chuvas e infiltrações no local.

Estima-se que 200 livros do acervo ficaram parcialmente molhados com as chuvas da semana passada, sendo que seis foram descartados. A informação é da Fundação Cultural de Uberaba (FCU), dizendo que os outros livros ainda estão em processo de secagem sobre as mesas do setor do acervo geral, por ter maior ventilação. Segundo a Fundação, o processo é acompanhado minuciosamente pela equipe profissional da Biblioteca.

O Acervo da Biblioteca conta com aproximadamente com 66 mil livros de literatura e didáticos, periódicos, gibis, mangás, CD, DVD e em braile.

O ambientalista Celso Provenzano, usuário da biblioteca, acionou o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pedindo para que seja realizada a reforma no telhado o mais breve possível. “Essa situação perdura há mais de cinco anos”, afirma, dizendo que a preocupação tem sido exclusiva com a troca do piso de madeira da biblioteca, contudo, ele avalia que o telhado é uma necessidade mais urgente. O ambientalista salienta que a perda dos livros aumenta neste período de chuvas. Para minimizar os danos, os funcionários têm utilizado lona para proteger o acervo.

FCU admite infiltração com goteiras, mas afirma realizar o serviço emergencial

Em nota encaminhada à reportagem, a PMU afirma estar ciente da situação da Biblioteca e já realiza medidas emergenciais desde semana passada, informando ser uma situação pontual, cuja infiltração ocorreu devido a um entupimento de calha. Sobre a reclamação feita no MPMG, a Prefeitura aguarda notificação oficial.

A FCU esclarece que as recentes chuvas ocasionaram uma infiltração com goteiras em local onde há acervos de livros. “Houve colocação de lonas como uma medida preventiva e emergencial para proteger os exemplares, e parte dos livros foi retirada para garantir integridade do material. O serviço de manutenção emergencial já foi iniciado na semana passada e a limpeza de calha para conter outros entupimentos já está autorizada”, afirma.

Além de medidas emergenciais, a Superintendência de Bibliotecas Públicas ressalta que trabalha no estudo mais amplo para manutenções na infraestrutura da Biblioteca, que deve ser executado conforme disponibilidade de recursos. A Superintendência informa que está inserida no Projeto SOS Biblioteca da PMU desde março deste ano, visando realizar a reforma geral, sendo o telhado uma das prioridades. “O objetivo é que a reforma geral ocorra até 2020. Manutenções e pequenos reparos, de infraestrutura e equipamentos, ocorrem de forma constante, conforme necessidade”, completa. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por