CIDADE

Para economista, resultado do PIB é animador e terá reflexos positivos

Resultado do PIB (Produto Interno Produto) divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é animador

Geórgia Santos
Publicado em 02/03/2018 às 08:17Atualizado em 16/12/2022 às 05:56
Compartilhar

Resultado do PIB (Produto Interno Produto) divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é animador. O indicador cresceu 1% em 2017, na primeira alta após dois anos consecutivos de retração, o resultado é bom e vai gerar reflexos positivos na economia, como na geração de empregos, segundo o economista Marco Antônio Nogueira.

O resultado mostra que a economia brasileira começou a se recuperar em 2017, mas ainda não repõe as perdas da atividade econômica na crise. Em 2016 e 2015, o PIB recuou 3,5% sobre o ano anterior, na maior recessão da história recente. Em valores correntes, o PIB de 2017 foi de R$6,6 trilhões. “O país, por meio do consumo das famílias e um pouco de investimento, começou a crescer. Como o empresário e as pessoas se movimentam por meio de expectativas, significa a sinalização para que consumidores e empresários apostem em crescimento de 2,5% ou até 2,7% em 2018. A expectativa é de melhora do emprego, ou que o nível de desemprego caia. O empresário vai começar a contratar. Portanto, contratação, expectativa, gastos, consumo das famílias, significa que a roda da economia vai girar”, explica o economista Marco Antônio Nogueira.

Contudo, o economista destaca que é apenas o início. De acordo com ele, é como se estivéssemos na UTI, mas estabilizados, ainda é preciso cuidados. Portanto, as eleições e as medidas adotadas quanto ao déficit da Previdência são questões que podem definir o crescimento contínuo da economia.

Para o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o consumo das famílias (com alta de 1% na comparação anual), que leva em consideração tanto o movimento do comércio quanto o de serviços, foi um dos componentes mais importantes para o resultado positivo, impactado por fatores como a liberação de recursos inativos das contas do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por