CIDADE

Começa hoje prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda

Em Uberaba, cerca de 54 mil contribuintes devem apresentar as declarações na Receita Federal este ano

Geórgia Santos
Publicado em 01/03/2018 às 09:35Atualizado em 16/12/2022 às 05:58
Compartilhar

Arquivo

 

Sizenando Ferreira, delegado-adjunto da Receita Federal de Uberaba, diz que no início há volume maior de transmissões, mas que depois cai e volta a crescer no fim do prazo

 

Entrega da declaração do Imposto de Renda 2018 começa hoje. Os contribuintes têm até dia 30 de abril para declarar o imposto devido à Receita Federal. Na Delegacia Regional de Uberaba, a quantidade de declarações deverá ser semelhante à do ano passado, quando foram 124 mil.

Neste ano, os contribuintes que tiveram receita bruta superior a R$28.559,70 em 2017 devem realizar a declaração. Os ganhos incluem todos os valores que a pessoa recebe, como salário, pensão e aposentadoria. Considerando a atividade rural, os trabalhadores que têm receita bruta superior a R$142.798,50 precisam declarar o Imposto de Renda.

De acordo com o delegado-adjunto da Receita Federal de Uberaba, Sizenando Ferreira, a expectativa é de que sejam emitidas 124 mil declarações na regional, sendo cerca de 54 mil apenas de contribuintes de Uberaba. “Provavelmente, assim como nos anos anteriores, nos primeiros dias o fluxo de declaração é mais intenso, depois o volume de transmissão cai um pouco, e nos últimos dias volta a crescer. A nossa recomendação é para que não deixe para última hora, faça com antecedência, com mais calma, para preencher corretamente o formulário”, afirma.

Vale lembrar que aqueles que entregarem primeiro a declaração e que possuem restituição poderão receber nos primeiros lotes, ressalvado o primeiro, que é exclusivo para idosos e preferenciais, pois o cronograma de restituição é de acordo com a ordem cronológica da entrega.

Programa traz novidades e deve ser baixado no site da Receita Federal

Para fazer a declaração o contribuinte deve baixar o programa de preenchimento, disponível no site da Receita Federal. E neste ano existem algumas novidades. “A principal mudança no programa deste ano é na declaração de bens. Houve a criação de campos específicos para informações complementares relacionadas a alguns tipos de bens. Lembrando que essas informações complementares não serão obrigatórias neste exercício de 2018, mas aquele que preencher terá as informações gravadas para o ano seguinte, quando for, de fato, obrigatório”, explica o delegado-adjunto da Receita Federal de Uberaba, Sizenando Ferreira.

Outra alteração é com relação à idade do dependente. Para aquele que possui mais de oito anos é obrigatória a informação do CPF. Vale destacar também a modificação no visual do programa, que agora traz os ícones utilizados para a declaração do ano anterior, o que facilita a visualização dos campos. Para finalizar, é bom lembrar que os contribuintes que sacaram contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) devem informar à Receita Federal na declaração de Imposto de Renda 2018 o dinheiro recebido em 2017. O recurso sacado do FGTS inativo, não importa o valor, não paga imposto, mesmo assim deverá constar, obrigatoriamente, no informe deste ano.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por