CIDADE

Educadores de Minas decidem cruzar os braços a partir do dia 8 de março

Trabalhadores de ensino aprovaram greve para o próximo dia 8, quando os servidores vão realizar uma nova reunião

Thassiana Macedo
Publicado em 01/03/2018 às 23:26Atualizado em 16/12/2022 às 05:58
Compartilhar

Trabalhadores da rede estadual de ensino aprovaram greve para o próximo dia 8, quando os servidores vão realizar uma nova reunião para decidir os rumos do movimento. A decisão foi tomada durante assembleia estadual realizada ontem em Belo Horizonte.

Segundo o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), o objetivo da greve é cobrar do governo do Estado o cumprimento dos acordos assinados em 2015, o fim do parcelamento do 13º salário, o pagamento do Piso Salarial, conforme dois acordos firmados com a categoria, adiamento do ano escolar e melhoria no atendimento oferecido pelo Ipsemg, entre outras demandas.

De acordo com a entidade, o indicativo de greve foi decidido considerando todas as questões que a educação está sofrendo e a completa ausência de negociação com o governo para reverter o quadro. Desde o fim do ano passado o governo vem estabelecendo um tratamento diferenciado no funcionalismo. Mesmo a educação tendo recursos próprios, pelo segundo ano consecutivo o governo Fernando Pimentel optou por não pagar os reajustes e o 13º salário à categoria em dezembro de 2017, na sua integralidade. Agora, a categoria foi surpreendida pelo adiamento do ano escolar para economizar no salário dos contratados, nas verbas de transporte e alimentação escolar.

O Sind-UTE informa ainda que a última escala de pagamento de salário dos servidores aprofundou ainda mais o tratamento diferenciado, pois a maior parte da categoria recebeu salário somente após o carnaval. Enquanto isso, os servidores da Segurança Pública receberam a primeira parcela no dia 9 de fevereiro. Além disso, o sindicato destaca que, por ser ano eleitoral, a campanha salarial/educacional precisa ser antecipada.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por