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CIDADE

Procon ampliará atendimento ao consumidor via redes sociais

Fundação criou o serviço para fins de semana e feriados, no ano passado; em quase 10 meses, mais de 200 mensagens foram enviadas pela população

- Por Geórgia Santos Última atualização: 05/02/2018 - 07:07:10.

Divulgação/PMU


Rodrigo Mateus destaca que o Procon ofereceu orientações, mas também já recebeu denúncias via redes sociais

Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Uberaba) recebeu mais de 200 mensagens via WhatsApp em 2017. No ano passado, o Procon Uberaba passou a disponibilizar atendimento via WhatsApp nos fins de semana e feriados durante as comemorações do Dia do Consumidor. A medida gerou bons resultados e o propósito é ampliar o acesso do consumidor ao serviço via redes sociais.

Conforme o balanço divulgado pelo Procon, o plantão de fiscalização via WhatsApp recebeu no ano passado 235 mensagens, entre pedidos de esclarecimentos e denúncias. “Recebemos essas mensagens e ajudamos o consumidor, na maioria das vezes, com orientações sobre o que ele deve fazer diante de determinada situação. Mas, também já fizemos apreensões, a partir de uma denúncia, quando constatamos a venda de produtos vencidos em um supermercado. “Os fiscais atuaram no exato momento para a retirada dos produtos do mercado”, relata o presidente do Procon, Rodrigo Mateus de Oliveira.

Diante dos bons resultados, Rodrigo Mateus revela que o propósito é avançar, usando esse canal, não apenas de forma receptiva, mas também para distribuir informações às pessoas sobre as relações de consumo. “Vamos fazer a distribuição do nosso conteúdo para aqueles que nos procuraram e também àqueles que se interessarem. A distribuição será controlada e em horários apropriados. As formas tradicionais de divulgação, como material impresso e cartilhas, podem ser usadas em ações pontuais, mas não atinge a todos. Por isso, precisamos usar as redes sociais para disseminar as informações para um número maior de consumidores”, afirma o presidente do Procon.

Vale lembrar que o número do WhatsApp do Procon é 99869-9000. Além desse canal, o órgão também está presente em outras redes sociais. Atualmente, possui uma Fan Page no Facebook e uma conta no Instagram.

 

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