CIDADE

Carteira de Habilitação Digital já está disponível em Minas Gerais

Acesso à CNH-e somente é possível para aqueles que têm o documento com o QR Code no verso

Thassiana Macedo
Publicado em 02/02/2018 às 07:20Atualizado em 16/12/2022 às 06:40
Compartilhar

Reprodução

Acesso à CNH-e somente é possível para aqueles que têm o documento com o QR Code no verso

Condutores registrados em Minas Gerais já podem solicitar gratuitamente a Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH-e). Conforme o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a emissão obrigatória da CNH Digital em todo o Brasil foi adiada para 1º de julho, para realização de ajustes técnicos de alguns órgãos e entidades de trânsito.

Por outro lado, o Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) já está apto para operar o sistema e emitir a CNH-e para os cidadãos que desejarem obter o documento. A CNH-e poderá ser solicitada gratuitamente apenas pelos motoristas que já possuem a CNH em papel com código de barras bidimensional QR Code, item de segurança implantado no interior das CNHs de papel desde maio de 2017. A CNH impressa continuará sendo emitida normalmente e o custo também permanecerá o mesmo.

Minas Gerais possui mais de 6,6 milhões de condutores de veículos, sendo que a medida já pode beneficiar mais de 1,2 milhão de condutores registrados em todo o Estado que já possuem a CNH em papel com QR Code e podem solicitar suas carteiras digitais. Por enquanto, a Polícia Civil ressalta que a CNH Digital é opcional, portanto não será obrigatório solicitar uma nova carteira com QR Code para ter acesso ao documento digital. Como a CNH tem validade de cinco anos, até 2022 todos os condutores estarão aptos.

A CNH Digital será acessada por meio de aplicativo instalado no smartphone do condutor, já disponível para download na Google Play e App Store. De acordo com o coordenador de Administração de Trânsito, delegado José Marcelo de Paula Loureiro, os dados do condutor devem estar atualizados no sistema do Detran-MG, como email e celular que acessará a CNH-e.

Os condutores que já possuem a CNH com QR Code podem solicitar o documento digital no Denatran.  Se o condutor possui certificado digital, a solicitação poderá ser feita diretamente no portal do Denatran, pelo https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/. Para visualizar a CNH no aplicativo é preciso ter uma senha pessoal de quatro dígitos e todos os dados do motorista são assinados digitalmente. Apenas no primeiro acesso haverá a necessidade de conexão com internet, já os demais podem ser off-line.

A CNH, impressa ou digital, é obrigatória para fins de fiscalização e a falta do documento acarreta multa de R$88,38, além de três pontos na carteira e a retenção do veículo.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por