CIDADE

Ensino de tempo integral tem avaliação positiva em instituição piloto de Uberaba

A escola está entre as instituições de MG que desenvolvem o projeto piloto do sistema de tempo integral

Geórgia Santos
Publicado em 28/01/2018 às 17:48Atualizado em 16/12/2022 às 06:49
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Escola Estadual Lauro Fontoura faz avaliação positiva sobre o Novo Sistema do Ensino Médio. A escola está entre as instituições de Minas Gerais que desenvolvem o projeto piloto do sistema de tempo integral. A mudança aconteceu no segundo semestre do ano passado e continua em 2018. É a única escola de Uberaba inserida à nova proposta.

Com a mudança, as instituições selecionadas, em todo país para desenvolver o novo método de ensino, passaram a ser chamadas de Escolas Polo de Educação Múltipla (Polem). Houve ampliação no número de aulas semanais. Com isso, de cinco horas de permanência na escola, os alunos do primeiro ano do ensino médio ficam até nove horas.

De acordo com o coordenador do ‘Novo Ensino Médio’ na Escola Estadual Lauro Fontoura, professor Henrique Humberto Gregório, a avaliação deste método é satisfatória. “No início, na verdade, ainda existe resistência sobre a forma de ensino, mas percebemos que os alunos que aderiram tiveram resultado excelente, o nível melhorou bastante. Percebemos avanço maior da turma que aderiu ao sistema, quando comparado com aqueles alunos que continuaram no método tradicional”, afirma.

O coordenador revela que o envolvimento dos alunos nas atividades escolares também foi mais intenso, uma vez que, além das disciplinas tradicionais do ensino médio, desenvolvem outras atividades.

Contudo, o professor destaca que nesta primeira experiência não houve a adesão de 100% dos alunos que cursavam o primeiro ano do ensino médio no ano passado e, para este ano, a expectativa é que seja maior. Ele explica que aqueles que fizeram o primeiro ano com o Novo Sistema de Ensino Médio seguem o mesmo ritmo no segundo ano e não podem retornar no ensino regular. Já aqueles que fizeram o ensino regular no ano passado podem optar pelo novo.

“Os novatos que irão se matricular no segundo ano, também podem escolher, já os do primeiro ano não têm escolha. Inclusive ainda temos vagas para o ensino integral. De acordo com informações do Ministério da Educação, o sistema está sendo adotado gradativamente e a proposta é que até 2024 todas instituições estejam inseridas”, explica.

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