CIDADE

Superintendência de Educação convoca municípios a alinharem calendário escolar

As aulas nas escolas estaduais começarão no dia 19 de fevereiro; Marilda Ribeiro aponta que o alinhamento provocaria economia, sobretudo quanto ao transporte escolar

Geórgia Santos
Publicado em 22/01/2018 às 00:33Atualizado em 16/12/2022 às 06:59
Compartilhar

 Maioria dos municípios que compõem a Superintendência Regional de Educação de Uberaba devem realizar alinhamento do Calendário Escolar entre as escolas estaduais e municipais. O assunto foi tratado em reunião na segunda-feira (22) com representantes das secretarias municipais de educação e alguns já se posicionaram a favor do alinhamento, mas outros disseram que o assunto será tratado com os respectivos prefeitos.

Na reunião estiveram presentes representantes de municípios como Conquista, Campos Altos, Pratinha, Campo Florido, Sacramento, Iturama, Delta, Conceição das Alagoas, Uberaba, entre outros. Aqueles que não compareceram, a Superintendência está entrando em contato, por telefone, explicando a importância de realizar o alinhamento e questionando se irão realizar a mudança do Calendário Escolar, seguindo as datas do Estado.

De acordo com a Superintendente Regional de Educação, Marilda Ribeiro, as aulas na rede estadual terão início no dia 19 de fevereiro e término no dia 18 de dezembro. “Sendo assim seria interessante que os municípios também seguissem esse calendário como forma de economia, sobretudo no serviço de transporte escolar, que é realizado pelos municípios, a partir de verba repassada pelo Estado. Se não alinhar as prefeituras, terão dois gastos”, diz.

Marilda destaca que os gestores já estavam cientes do calendário no início do mês de janeiro, quando houve a publicação de resolução no Diário Oficial Minas Gerais. “A publicação acontece no diário oficial para que as pessoas tenham conhecimento, a reunião de hoje foi apenas para fazer o levantamento junto aos municípios para saber aqueles que irão aderir. Portanto, não podem argumentar que é tarde demais para realizar a alteração, até por que será apenas uma semana, e não é uma antecipação, e sim um adiamento, sendo melhor para organizar o ano letivo”, afirma Marilda.

Uberaba mantém início das aulas para o dia 5 de fevereiro

A assessora de inspeção escolar da Secretaria Municipal de Educação, Nilza Pinheiro, esteve ontem na reunião da Superintendência Regional de Ensino, levando decisão da secretária Silvana Elias em manter o calendário escolar, conforme anunciado anteriormente, com início no dia 5 de fevereiro para a volta às aulas. De acordo com Nilza, o argumento é de que “a prioridade é atender à comunidade, diante do compromisso com a educação, sem causar transtornos e mudanças no cronograma estipulado anteriormente”.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por