CIDADE

Apesar das férias, Bosque do Jacarandá está em manutenção

Bosque passa por reforma, mas, independentemente das medidas de adequações necessárias, o local pode funcionar normalmente

Geórgia Santos
Publicado em 21/01/2018 às 02:44Atualizado em 16/12/2022 às 01:46
Compartilhar

Sandro Neves

Bosque do Jacarandá está fechado para manutenção em função de temporal que derrubou árvores sobre as trilhas

Obras de reestruturação do Bosque do Jacarandá estão acontecendo de forma modulada. No início do ano passado, o Ibama aprovou o projeto para reestruturação do bosque. A obra, orçada em R$1,9 milhão, está acontecendo aos poucos. Assim que o município consegue a liberação de recursos, o serviço é realizado. Neste momento o local está fechado para manutenções.

De acordo com o secretário-adjunto de Meio Ambiente, Marco Túlio Borges, o projeto de reestruturação do Bosque do Jacarandá foi feito de forma modulada, para que o município pudesse realizar as ações necessárias de forma paulatina, uma vez que os recursos são altos. Assim, definiu-se uma escala de prioridades, começando pela acessibilidade. “Arrumamos o que estava oferecendo risco para idosos, deficientes e crianças, como, por exemplo, as trilhas. Preocupados com a segurança, realizamos intervenções no muro, aumentando-o. Agora, com recursos do Ministério Público Federal, instauramos licitação para revitalizar os sanitários. Enfim, o projeto vem sendo implantado aos poucos”, afirma.

À medida que as intervenções vão sendo realizadas, a Secretaria de Meio Ambiente comunica ao Ibama e ao Ministério Público, uma vez que a reforma faz parte do cronograma de ações definido em acordo judicial entre a Prefeitura de Uberaba e o MP para regularização do espaço.

Contudo, independentemente das medidas de adequações necessárias, Marco Túlio garante que o local pode funcionar normalmente, uma vez que as ações relacionadas à segurança e conforto já aconteceram. As demais medidas são adequações pequenas nos recintos para os animais. “Em momento algum o Ibama se posicionou, dizendo que o zoológico não tem condições de funcionar até que o projeto seja totalmente implantado”, diz. Quanto aos animais, Marco afirma que todos estão no local e com a manutenção regular. “E continua a busca de recursos para revitalização, temos algumas fontes para isso e estamos nos movimentando”, afirma.

Leia também:

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por