CIDADE

Após 24h, autoescolas uberabenses desistem de credenciamento para parcelamento do IPVA

As duas autoescolas que estavam realizando o pagamento parcelado do IPVA acharam o sistema do Detran muito arriscado, já que tudo é feito de forma manual

Geórgia Santos
Publicado em 11/01/2018 às 15:11Atualizado em 16/12/2022 às 07:20
Compartilhar

 Pelo menos por enquanto, autoescolas de Uberaba não irão mais realizar o parcelamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A decisão foi tomada diante de algumas situações envolvendo a sistematização do pagamento, que poderia causar problemas futuros. Caso a situação seja resolvida poderão retomar o serviço.

Em Uberaba foram credenciadas duas autoescolas, a Autoescola Boa Vista (avenida Elias Cruvinel, 918, Boa Vista) e a Vertess Centro de Formação de Condutores (avenida Leopoldino de Oliveira, 4.579, Mercês). A liberação aconteceu um dia antes do início do calendário de pagamento do IPVA.

O proprietário da Autoescola Boa Vista, Marcelo Aparecido de Lima, explica que pediu o descredenciamento, pois o sistema não funcionou da forma que esperava. “A informação que tínhamos era que o sistema do Detran seria interligado com a operadora de cartão, ou seja, assim que a pessoa fizer o pagamento a quitação seria emitida na hora. E não foi dessa maneira, não houve essa interligação. Depois que a transação do cartão era feita, a guia era enviada manualmente para operadora de cartão fazer o pagamento, e depois enviar novamente um comprovante. Achamos essa operação muito arriscada, por isso solicitamos o descredenciamento”, diz.

Portanto, Marcelo afirma que por enquanto, a Autoescola Boa Vista não está fazendo parcelamento de IPVA, somente vai retomar se o sistema for interligado e o contribuinte receber a quitação no momento do pagamento.

A Vertess Centro de Formação de Condutores também não está realizando o parcelamento do IPVA pelo mesmo motivo. “Não houve nenhum tipo de treinamento e o sistema não é online, a forma em que está sendo realizado é arriscada, pode ser que a operadora não receba o pagamento no dia, isso pode gerar multa. É complicado assumirmos esse risco”, explica o proprietário da Vertess Centro de Formação de Condutores, Paulo Alexandre Teixeira.

Assim como disse Marcelo, Paulo também afirmou que se o sistema for alterado e o pagamento acontecer online, poderá retomar o parcelamento.

 Sindicato acredita que sistema será aperfeiçoado nos próximos dias

Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores de Minas Gerais diz que sistema deve ser melhorado. O sindicato foi quem se mobilizou junto ao Detran-MG para que as cidades do interior também realizassem o parcelamento e, de acordo com o presidente, Alessandro Dias, o processo foi implantado recentemente e deve ser melhorado.

“A empresa credenciada, que tem o convênio com o Estado, assume todos os riscos da operação, o cidadão não corre o risco de ser prejudicado. O sindicato não é quem faz a operação, mas estamos acompanhando. O processo foi implantado recentemente, houve alguns transtornos iniciais, mas é uma questão de ajustes. Esse processo manual que aconteceu no primeiro dia está sendo tratado e aperfeiçoado. Estamos monitorando para que não haja problemas para as autoescolas que credenciaram e nem para o cidadão. Temos total tranquilidade de que não oferece risco”, explica.

Alessandro enfatiza que é um processo novo e vai passar por ajustes. “A nossa expectativa é que na semana que vem, ou pelo menos na segunda parcela de vencimento do IPVA, o processo seja mais ágil e eficiente, mas já é fato que o sistema será interligado”, destaca o presidente do sindicato.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por