CIDADE

Arquivo Público produz Álbum fotográfico em Comemoração ao Aniversário de Uberaba

Publicado em 10/01/2018 às 08:43Atualizado em 16/12/2022 às 07:22
Compartilhar

A Superintendência de Arquivo Público de Uberaba (AP) lançará no final de fevereiro um Álbum Fotográfico Online em comemoração aos 198 anos do município. O material com 200 fotografias de ruas e praças de Uberaba começou a ser produzido nesta semana e contará a história da cidade desde o século XIX até o ano de 1980.

Segundo a coordenadora do projeto e superintendente do AP, Marta Zednick, os trabalhos estão na fase de pesquisa e seleção do material que será publicado. Todas as imagens serão captadas do próprio acervo municipal, que conta hoje com mais de 60 mil imagens catalogadas. Fotografias originais, publicações em jornais e até algumas pinturas de artistas locais farão parte do novo E- book.

Marta explica que após a escolha do material, as imagens serão tratadas, revisadas e só então o projeto gráfico será concluído. “Nós estamos vivendo num período de recessão e a impressão gráfica de um álbum como este tem um alto custo. Por isso, mais uma vez optamos pela publicação online, que é mais rápida e não gera nenhum custo para o município, já que toda a produção do material é feita pelo próprio Arquivo Público”, justifica.

De acordo com a superintendente, as obras digitais também conseguem atingir um público maior. O Álbum fotográfico será publicado na página do AP, no Facebook da Prefeitura de Uberaba e encaminhado a Bibliotecas, Universidades e Arquivos Públicos de várias regiões do Brasil. O termo e-book é uma abreviação do inglês “Eletronic Book” e significa livro em formato digital. Pode ser lido através do computador, PDA, tablet, smartphone ou em dispositivo próprio para esse efeito à venda no mercado denominado E-Book Reader.

“A fotografia é um documento que chama a atenção das pessoas, ela fala por si só. Através de uma foto é possível conhecer muito da cultura de um lugar, de uma época, desde as roupas, a arquitetura, os carros que eram usados, a economia, enfim, é um grande documento histórico. Sem dúvida este trabalho será mais um importante resgate da história de Uberaba”, conclui.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por