CIDADE

PIS/Pasep para nascidos em janeiro e fevereiro será pago no dia 18

Ministério do Trabalho libera no próximo dia 18 de janeiro, o pagamento do 7º lote do abono salarial do PIS ano-base 2016

Thassiana Macedo
Publicado em 06/01/2018 às 09:21Atualizado em 16/12/2022 às 07:29
Compartilhar

O Ministério do Trabalho libera no próximo dia 18 de janeiro, o pagamento do 7º lote do abono salarial do PIS ano-base 2016 para os trabalhadores da iniciativa privada que nasceram em janeiro e fevereiro. A quantia estará disponível dois dias antes diretamente nas contas de correntistas da Caixa Econômica Federal ou, a partir desta data, nas agências da Caixa e em casas lotéricas. Já o Pasep, destinado a servidores públicos, é pago no Banco do Brasil de acordo com o número final da inscrição.

O pagamento do calendário 2016/2017 começou em julho do ano passado e o prazo para sacar o benefício termina no dia 29 de junho deste ano. Para receber, é preciso apresentar um documento e o número do PIS/Pasep. Cada trabalhador que estava empregado em alguma vaga na iniciativa privada ou em órgãos públicos em 2016 recebe valor proporcional ao número de meses trabalhados formalmente. Se a pessoa trabalhou o ano todo, recebe o valor integral. Quem trabalhou por seis meses, por exemplo, recebe metade do valor, dessa maneira os pagamentos variam de R$ 79 a R$ 937.

Para ter direito ao abono salarial ano-base 2016, também é preciso atender a alguns requisitos, como estar vinculado formalmente a uma empresa ou a um órgão público por pelo menos 30 dias naquele ano, ter remuneração média de até dois salários mínimos no período, estar inscrito no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos e ter os dados cadastrais como trabalhador informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Para saber se tem direito ao benefício, é possível fazer uma consulta ao site do Ministério do Trabalho com o número do PIS ou do CPF e a data de nascimento. Também é possível obter informações nas agências bancárias ou ligando gratuitamente para o Alô Trabalho, 158. A Caixa Econômica fornece a informação também pelo 0800-726 0207.

Os servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam verificar se houve depósito em conta. Caso isso não tenha ocorrido, precisam procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento. Mais informações sobre o abono pelo telefone 0800-729 0001.

Para os nascidos nos meses de março e abril, o pagamento do abono salarial será pago no dia 22 de fevereiro. Já os trabalhadores que nasceram nos meses de maio e junho receberão o benefício a partir do dia 15 de março.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por