CIDADE

Funcionários são treinados para primeiros socorros nos coletivos

Motoristas, agentes de transporte e fiscais do transporte coletivo de Uberaba realizaram simulado prático de primeiros socorros

Geórgia Santos
Publicado em 08/12/2017 às 08:35Atualizado em 16/12/2022 às 08:26
Compartilhar

Sandro Neves

Acompanhados do coordenador do Sest/Senat, Rodrigo Pereira Lima, funcionários da Viação Piracicabana realizaram o treinamento ontem

Motoristas, agentes de transporte e fiscais do transporte coletivo de Uberaba realizaram simulado prático de primeiros socorros. As ações aconteceram ontem em dois horários no terminal Oeste. O objetivo da simulação foi observar, na prática dos primeiros socorros, se os profissionais realmente estão preparados para o atendimento a uma vítima usuária do transporte público.

De acordo com o superintendente de Transporte Coletivo, Claudinei Donizete Nunes, a ação foi um incremento do que já é realizado, pois todo condutor de veículos especializados no transporte coletivo de passageiros já possui, obrigatoriamente, treinamento que inclui noções de primeiros socorros. “Sentimos a necessidade de realizar algo além do obrigatório, diante da quantidade de pessoas que se sentem mal dentro do coletivo, em diversas situações, como início de AVC e pressão alta ou baixa. O terminal é um ótimo lugar para realizar esse treinamento porque é o local de trabalho dos motoristas, onde se concentra o maior número de usuários”, explica o superintendente.

Durante o simulado prático a equipe teve cinco cenários com a utilização de bonecos para massagem cardiorrespiratória, sendo observados todos os procedimentos, como avaliação, isolamento ou sinalização do local, acionamento, verificação da vítima e o atendimento. Durante a prática também foram observadas a verificação do nível de consciência, a respiração e a pulsação da vítima. “Repassamos a eles quais são os procedimentos básicos que ajudam até a chegada da equipe especializada de emergência”, explica o coordenador do Sest/Senat Uberaba, Rodrigo Pereira Lima.

Gilmar Fortunato Frazão é motorista há seis anos e, de acordo com ele, foram repassadas informações importantes e necessárias. “Passamos por situações complicadas no dia a dia e, por isso, precisamos saber um pouco para ter noção do que fazer. Inclusive já presencie situações que tive de agir de forma rápida, em que uma usuária teve um ataque epilético”, explica.

Nesta quinta-feira o simulado aconteceu com os motoristas da empresa Viação Piracicabana, mas também será realizado com aqueles que atuam nas linhas administradas pela empresa Líder. Cerca de 300 motoristas estão sendo orientados.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por