CIDADE

Medidas simples podem ajudar o usuário a economizar energia

Ao adotar pequenas ações no dia a dia, o consumidor pode economizar na conta de luz, pois em outubro será cobrada a tarifa vermelha

Publicado em 15/10/2017 às 09:04Atualizado em 16/12/2022 às 09:49
Compartilhar

Para o professor e engenheiro eletricista João Carlos Lima, do Grupo Loja Elétrica, de Belo Horizonte, ao adotar pequenas ações em seu dia a dia, o consumidor pode economizar na conta de luz, tendo em vista, inclusive, que em outubro será cobrada a chamada tarifa vermelha, que impõe cobrança adicional. A medida visa a compensar o uso da energia das térmicas.

Uma das atitudes recomendadas é a troca das lâmpadas incandescentes por fluorescentes, que têm vida útil maior e se alimentam com um gasto mínimo. A substituição pode ser feita por lâmpadas de LED, ainda mais econômicas. Carlos Lima recomenda também que o consumidor aproveite ao máximo a luz do dia, deixando cortinas e portas abertas. Em caso de mesas de trabalho e de leitura, coloque-as próximas às janelas. No caso dos aparelhos de ar-condicionado, o melhor é manter os filtros sempre bem higienizados e usar o termostato do aparelho para regular a temperatura e evitar sobrecargas.

Outra medida importante é evitar aparelhos eletrônicos em stand by. Apesar de estarem desligados, nesse modo eles podem gerar um gasto mensal de até 12%. Uma boa solução é instalar um interruptor capaz de comandar as tomadas onde esses equipamentos estão plugados.

Leia também:

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por