CIDADE

Rotatória é eliminada e trânsito muda na João XXIII nesta segunda

Trânsito no cruzamento da avenida João XXIII com a rua Segismundo Carlos Ferreira passa por mudanças a partir desta segunda-feira

Da Redação
Publicado em 15/10/2017 às 09:08Atualizado em 16/12/2022 às 09:49
Compartilhar

Sérgio Teixeira

“Rotatória do Chico Xavier” é retirada e revitalização do sistema viário tem por objetivo transformar o trecho e a nova entrada da cidade

Trânsito no cruzamento da avenida João XXIII com a rua Segismundo Carlos Ferreira passa por mudanças a partir desta segunda-feira. A “rotatória do Chico Xavier” desaparece e dá lugar a um cruzamento semaforizado. Os equipamentos foram instalados no local na semana passada e ainda continuam intermitentes, mas serão acionados amanhã. As obras de retirada da rotatória devem terminar nesta semana e a realização do serviço tem apoio do Codau.

O principal objetivo das mudanças que estão sendo implementadas no local é transformar o complexo viário em um eixo de entrada e saída da cidade, com acesso direto ao Centro, por meio da avenida Santa Beatriz, João XXIII e Segismundo Carlos Ferreira. Com a retirada da rotatória, o cruzamento vai receber, além do conjunto de semáforos, faixas de pedestres. O tráfego da rua Segismundo Carlos Ferreira será invertido, passando a ser no sentido BR-050–Centro.

Superintendente de Trânsito, Ulisses Lamas, explica que a intervenção é realizada devido ao fato de a rotatória estar saturada. “Quando isso acontece, temos três opções: ou fazemos uma rotatória com um raio maior, o que, devido ao espaço do local não é possível, ou retiramos uma das ‘chegadas’ para o acesso menor de carros, ou fazemos a hierarquização, pela qual optamos”, esclarece o superintendente. Outra mudança na avenida João XXIII será a implantação de semáforo no cruzamento com a rua São João del-Rei. Os projetos foram apresentados à população da região por meio de visitas informativas e mais de 90% dos consultados demonstraram aprovação devido aos ganhos à comunidade.

Lamas reforça que as medidas adotadas têm por objetivo a melhoria do fluxo de veículos no trecho e a segurança dos pedestres, além de valorizar essa nova entrada da cidade, pelo fato de os principais pontos turísticos que marcam as memórias da vida de Chico Xavier se localizarem no Parque das Américas. “O busto do Chico Xavier, instalado na rotatória, está sendo transferido para a frente do Centro Espírita, lugar com melhor acesso ao público para visitas, pois no local atual é bem difícil com o fluxo dos veículos, além de renovar as placas de orientação e acesso aos pontos turísticos e revitalização das sinalizações horizontal e vertical no entorno”, completa o superintendente.

Nesta segunda-feira, os semáforos passarão a funcionar normalmente. “Os semáforos têm que estar em funcionamento antes da retirada completa da rotatória, mas agentes de trânsito também estarão no local para dar apoio durante a fase inicial das mudanças”, explica Lamas.

Os próximos passos serão a sinalização do local e a inversão de fluxo da rua Segismundo Carlos Ferreira no trecho entre a avenida João XXIII e a alça de acesso (via paralela) à BR-050.

Toda a extensão da avenida Santa Beatriz já foi recapeada e sinalizada.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por