CIDADE

Apesar da transposição acionada, Codau não realizará fechamentos

Os reservatórios estão cheios, com capacidade suficiente para atender a população como de costume, porém, as pessoas ainda devem economizar, pois a previsão é de dias secos

Geórgia Santos
Publicado em 11/10/2017 às 07:03Atualizado em 16/12/2022 às 09:54
Compartilhar

Sandro Neves

Estação de captação do Rio Uberaba registra redução no volume disponível após as primeiras chuvas

Codau aciona bombas do sistema de transposição, mas não deverá adotar manobras de fechamentos temporários do abastecimento. Os reservatórios estão cheios, com capacidade suficiente para atender a população como de costume, porém, as pessoas ainda devem economizar, pois a previsão é de dias secos.

Nos últimos dias, o Codau acionou duas das três bombas instaladas no Rio Claro para transpor água ao Rio Uberaba. Após a estiagem, as primeiras chuvas que ocorreram favoreceram a vazão do Rio Uberaba, mas, como já era esperado, houve esse veranico e o sistema não havia sido desmontado, sendo acionado novamente.

Apesar da transposição, ainda não há a necessidade de realizar manobras. “Estamos monitorando os reservatórios e todos estão cheios, portanto não precisamos realizar fechamentos. É preciso, porém, estarmos atentos, pois teremos dez dias de sol intenso e, com isso, as pessoas aumentam o consumo de água; não está na hora de desperdiçar”, explica o presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto.

Sendo assim, vale lembrar que o decreto de crise hídrica está em vigência e não será suspenso, enquanto a fiscalização sobre o desperdício de água será realizada até o dia 21 de outubro. Sobre a possibilidade de o decreto ser prorrogado, Luiz Neto diz que não será necessário. Contudo, vale destacar que a equipe de reportagem do Jornal da Manhã continua recebendo flagrantes de desperdício.

Com relação à terceira bomba do sistema de transposição – se ela poderá ser acionada –, Luiz Neto explica que o Codau faz o monitoramento do nível da água do Rio Uberaba e, a partir disso, define se aciona ou não. “Com relação à manobra, é uma possibilidade, mas será a última alternativa”, afirma.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por