JM Online

Jornal da Manhã 47 anos

Uberaba, 19 de agosto de 2019 -

BUSCAR EM TODAS AS SEÇÕES BUSCAR
Buscar

CIDADE

Apenas 31 dos 100 maiores municípios tiram mais de 60% da poluição da água

O Atlas Esgotos indica que apenas 31 dos 100 municípios mais populosos conseguem remover carga orgânica acima de 60%

Última atualização: 01/10/2017 - 15:48:07.

O “Atlas Esgotos” indica que apenas 31 dos 100 municípios mais populosos conseguem remover carga orgânica (a parte considerada poluidora do esgoto) acima de 60%. Em relação a unidades da Federação, apenas o Distrito Federal remove mais de 60%.

Wagner Martins da Cunha Vilella, coordenador de Planos de Recursos Hídricos da ANA, destacou os números do Codau no Atlas. “Uberaba está se transformando em referência no que tange à qualidade e à quantidade de água. Em nossas análises vimos que a tendência da maioria das bacias é de piora e aumento de conflitos, mas no município percebemos o contrário. Não é comum uma cidade do tamanho de Uberaba ter um nível tão bom de tratamento, como tem sido alcançado”.

O presidente do Codau, Luiz Guaritá Neto, ressaltou que o histórico do saneamento em Uberaba evidencia que as ações de coleta e tratamento de esgotos estão dentro dos objetivos propostos pela administração municipal, que traçou metas para deixar a infraestrutura no componente de esgotamento nos patamares ideais. “Estamos oferecendo mais qualidade de vida para a população e preservando nossos recursos hídricos. Já estamos quase no topo, enquanto que milhares de cidades brasileiras ainda estão apenas no campo dos projetos. Esta situação gera orgulho para a cidade”.

O documento Atlas dos Esgotos da Agência Nacional das Águas, além de fazer a análise do cenário atual, apresenta soluções para o horizonte de 2035, com foco na proteção dos recursos hídricos, no seu uso sustentável e na racionalização dos investimentos. De acordo com o “Atlas Esgotos”, a universalização do esgotamento sanitário na área urbana no Brasil necessitaria de R$150 bilhões em investimento.

 

Leia mais

DESENVOLVIDO POR Companhia da Mídia