CIDADE

Inmet emite alerta em virtude do tempo seco no município

Tempo seco preocupa e o Instituto Nacional de Meteorologia emitiu sinal de alerta para o Triângulo. Já são mais de 90 dias sem chuva

Geórgia Santos
Publicado em 15/09/2017 às 22:54Atualizado em 16/12/2022 às 02:04
Compartilhar

Tempo seco preocupa e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu sinal de alerta para o Triângulo Mineiro. Já são mais de 90 dias sem chuva em Uberaba e, apesar de ainda ser considerada uma situação típica do período do ano, a queda na umidade relativa do ar vem gerando preocupações.

De acordo com o meteorologista do Inmet, Luiz Ladeia, a massa de ar seco continua muito ativa na região e não há previsão de chuva, pelo menos nos próximos 10 dias. “A condição é que continue esse clima mais seco, com a temperatura máxima em elevação, superando os 30°C, e a mínima continua baixa, na faixa de 15°C, pois o ar continua seco”, explica Ladeia.

Com relação ao alerta emitido pelo Inmet, o meteorologista diz que está relacionado aos índices de umidade, que estão baixos na região, com registro de menos de 20% em Uberaba. “Durante o dia, o horário mais seco é por volta de 15h, o ponto crítico do dia, e por isto é preciso ter cuidado. Outra situação que vem chamando a atenção é com relação às queimadas, que estão se alastrando pelo Estado”, afirma o meteorologista.

Além de cuidar da saúde, por conta do tempo seco, a população também deve se preocupar com desperdício de água. Conforme informações repassadas pela assessoria de imprensa do Codau, a última chuva em Uberaba, segundo dados do Inmet, foi no dia 15 de junho, com 15,60mm de precipitação pluviométrica. Portanto, Uberaba completa hoje 92 dias sem chuva.

Esta situação está refletindo na vazão do rio Uberaba, que diminuiu significativamente. As três bombas do rio Claro estão ligadas para complementar a vazão necessária para o abastecimento da cidade. Mas o Codau volta a alertar a população para adotar medidas de uso racional da água, evitando todo tipo de desperdício neste momento. Segundo a assessoria, ainda não se fala em racionamento e nem mesmo em decreto de estado de emergência.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por