CIDADE

Dados indicam 78 tentativas de suicídio em Uberaba este ano

Mesa-redonda debate estratégias de prevenção ao suicídio. O evento faz parte das ações da Semana de Prevenção ao Suicídio no município, que ocorre entre os dias 11 e 15

Geórgia Santos
Publicado em 15/09/2017 às 08:04Atualizado em 16/12/2022 às 02:04
Compartilhar

André Santos/PMU

Evento ontem no anfiteatro da Prefeitura discutiu estratégias de prevenção ao suicídio com profissionais da área da Saúde

Mesa-redonda debate estratégias de prevenção ao suicídio. O evento, realizado ontem, faz parte das ações da Semana de Prevenção ao Suicídio no município, que ocorre entre os dias 11 e 15 de setembro. Na oportunidade foram apresentados pela Superintendência Regional de Saúde de Uberaba os números de casos consumados e de tentativa de suicídio, que este ano já chegam a 78, o que equivale a quase 10 por mês.

O levantamento foi realizado com dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), ambos do Ministério da Saúde. Os casos de tentativa de autoextermínio são registrados por meio de ficha de notificação de violência interpessoal e autoprovocada.

Assim, em 2016 foram notificados em Uberaba 397 casos de violências diversas, dos quais 54 se referem a tentativas de suicídio. Em 2017 foram notificados 367 casos de violências diversas e 78 casos trata-se de tentativas de suicídio. Os dados foram colhidos do Sinan no dia 4 de setembro de 2017, portanto, correspondem aos oito primeiros meses do ano.

Com relação aos casos de óbitos gerados a partir de suicídios, de 2013 a 2017 (até o mês de agosto), foram registrados 65 casos em Uberaba, que assume o topo da lista entre as 27 cidades que compõem a regional Triangulo Sul. Logo em seguida está Araxá, com 37 casos, e Frutal, com 36 casos.

Diante destes números, Sérgio Henrique Marçal, diretor de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde, diz que, de fato, os números estão aumentando e por isso a necessidade de que algo seja feito. “O foco que estamos trazendo durante a semana é lidar com o suicídio como fenômeno que ocorre na sociedade, mas que precisa ser problematizado, para que as pessoas possam compreender a dor e o sofrimento em uma outra perspectiva, que não a de fraqueza e negação, mas de trabalhar o que esse sofrimento tem a dizer, para que não precise prescindir da vida, e por isso atuamos na prevenção”, diz.

Programação. 10 de setembro é a data em que é lembrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, e algumas atividades já aconteceram durante a semana nas unidades de saúde, como palestras, grupos de debates e também nas escolas. Apesar da semana de mobilização terminar hoje, Sérgio Henrique Marçal revela que as orientações continuam nas unidades.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por