CIDADE

Mestrando da UFTM desenvolve aplicativo para análise de eletrocardiograma

João Paulo Folador diz que que o software foi elaborado para áreas remotas onde há dificuldade de acesso à internet e que não tenha um médico presente para atender o paciente e analisar o exame

Publicado em 01/09/2017 às 11:07Atualizado em 16/12/2022 às 02:06
Compartilhar

 Fotos/Marco Clemente/ UFTM

Um software para análise de eletrocardiograma utilizando dispositivos móveis foi desenvolvido no Programa de Mestrado Profissional em Inovação Tecnológica (PMPIT/UFTM). O estudante João Paulo Folador, graduado em Engenharia da Computação, decidiu concluir o mestrado criando um aplicativo que atendesse à área de saúde por conta de já ter trabalhado com projeto de iniciação científica voltado a fisioterapia.

De acordo com o estudante, o software foi elaborado para áreas remotas onde há dificuldade de acesso à internet e que não tenha um médico presente para atender o paciente e analisar o exame. O aplicativo permite que o usuário fotografe o exame impresso de um eletrocardiograma e o compartilhe por meio do dispositivo móvel. “Do outro lado, o médico recebe a mensagem e descompacta o sinal, refazendo o desenho da linha do eletrocardiograma”, explica.

A inovação do aplicativo no estágio atual é a digitalização de um sinal e a possibilidade de transmissão mesmo em região com dificuldade de acesso à internet. “Foi feita toda uma tecnologia para que o sinal pudesse ser simplificado em uma linha só, que posteriormente pode ser usado, por exemplo, para diagnóstico”, avalia o orientador David Calhau Jorge.

O software continua em fase de testes com versões mais novas em equipamentos de baixo custo. “Com um celular muito barato, você conseguiria usar sem problemas e o software poderia funcionar, inclusive com a parte de processamento e troca de informação”, afirmou o orientador. Como o jovem tem interesse de disponibilizar o software para a comunidade, João Paulo, que já registrou a propriedade intelectual do aplicativo, vai disponibilizá-lo, neste primeiro momento, mediante solicitação. Depois, afirma que analisará outras formas de divulgação.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por