CIDADE

Mudanças no trânsito da João XXIII preveem a retirada da rotatória do Chico Xavier

O superintendente de Trânsito explica que essa intervenção acontece devido ao fato de a rotatória estar saturada

Publicado em 01/09/2017 às 08:33Atualizado em 16/12/2022 às 10:49
Compartilhar

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest), da Secretaria de Planejamento e Gestão Urbana (Seplan) e com o apoio do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau), vai realizar mudanças no trânsito da avenida João XXIII nas próximas semanas.

Entre as alterações está a retirada da rotatória no cruzamento com a rua Segismundo Carlos Ferreira (rotatória do Chico Xavier), local onde serão implantados semáforos e faixas de pedestres, e inversão de fluxo da rua no trecho entre a avenida João XXIII e a alça de acesso (via paralela) à BR-050. Com a mudança, a rua passa a ser um novo eixo de entrada em Uberaba pela rodovia.

O superintendente de Trânsito, Ulisses Lamas, explica que essa intervenção acontece devido ao fato de a rotatória estar saturada. “Quando isso acontece, temos três opções. Ou fazemos uma rotatória com um raio maior, o que, devido ao espaço, não é possível, ou retiramos uma das ‘chegadas’ na rotatória para o acesso menor de carros, ou fazemos uma hierarquização, que é o que estamos fazendo”, esclarece o superintendente. Outra mudança na avenida João XXIII será a implantação de semáforo no cruzamento com a rua São João del-Rei. Os projetos foram apresentados à população da região por meio de visitas informativas e mais de 90% dos consultados demonstraram aprovação devido aos ganhos para a comunidade.

Lamas ressalta que as medidas adotadas têm como objetivo a melhoria do fluxo de veículos no trecho e a segurança dos pedestres, além de valorizar essa nova entrada da cidade, devido aos principais pontos turísticos que marcam as memórias da vida de Chico Xavier serem localizados no Parque das Américas. “O busto do Chico Xavier, localizado na rotatória, será mudado para a frente do Centro Espírita, lugar com melhor acesso para o público visitar, pois no local atual é bem difícil com o fluxo dos veículos, além de renovar as placas de orientação e acesso aos pontos turísticos e revitalização das sinalizações horizontal e vertical no entorno”, completa o superintendente.

A implantação dos semáforos já começou e a previsão é de que as obras sejam finalizadas entre setembro e outubro.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por