CIDADE

Movimento feminista promove ato contra a cultura do estupro

Ação aconteceu no Centro Educacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, com oficina de cartazes e protesto na escadaria

Geórgia Santos
Publicado em 01/09/2017 às 08:14Atualizado em 16/12/2022 às 10:49
Compartilhar

Foto/Reprodução

Grupo debate a questão da cultura do estupro e ontem realizou oficinas e, posteriormente, manifestação nas escadarias da UFTM

Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro realizou ato público "Contra a cultura do estupro". A ação aconteceu ontem no Centro Educacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), com oficina de cartazes e protesto na escadaria. Vestido de preto, como sinal do luto, o grupo pediu um basta a este tipo de violência.

Diante dos últimos casos registrados de estupro da cidade, indignado com fatos relatados, o coletivo promoveu este ato a fim de chamar a atenção da sociedade para o tema, que é preocupante. “Os estupros estão acontecendo majoritariamente com mulheres e isso é uma expressão do machismo, em face de uma construção social de que a mulher é subalterna, não é dona do próprio corpo, e, mesmo sem o consentimento, deve sofrer abuso sexual”, explica Mércia Lucia Gonçalves dos Santos, que é membro do coletivo.

Segundo Mércia, a intenção do ato público foi chamar a atenção, além da sociedade, das autoridades e das pessoas que praticam esse tipo de violência, que ninguém tem o direito de invadir um corpo sem permissão. “Estamos cansados de tanta violência, dos estupros, da violência psicológica, que também está associada aos casos. E ainda chamar atenção de como as vítimas, às vezes, se tornam culpadas, de que a violência aconteceu pois fizeram algo que permitisse, como exemplo, as roupas que usam. Enfim, situações que acontecem e as vítimas não são ouvidas”, explica.

O manifesto alertou que o atendimento a estas vítimas, em Uberaba, segundo o grupo, é precário e a polícia não está preparada, assim como os centros de referência para vítimas e os profissionais, que não são capacitados. Mércia destaca que este foi apenas o primeiro ato de muitos que ainda vão acontecer com este propósito. Será elaborado um calendário de ações que devem ser realizadas.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por