CIDADE

Exames em dia será um critério de escolha dos pacientes para cirurgias eletivas

Rafaella Massa
Publicado em 16/07/2021 às 07:31Atualizado em 19/12/2022 às 02:54
Compartilhar

Superintendente do HC-UFTM, Ana Lúcia Simões, também não descarta a realização de mutirões de cirurgias simples, como a de catarata, desde que haja alinhamento com a Secretaria de Saúde (Foto/Paulo Lúcio/Arquivo)

A expectativa de normalização das cirurgias eletivas tem aumentado com a previsão de retomada em agosto. Apesar da porcentagem de ocupação de leitos para Covid-19 disponíveis semanalmente em Uberaba interferir diretamente na continuidade dessas cirurgias, outros requisitos também devem ser cumpridos para a realização dos procedimentos.

Em entrevista à Rádio JM, a superintendente do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), Ana Lúcia Simões, explicou que a atualização dos exames necessários é um critério a ser analisado quanto à escolha dos pacientes a realizarem as cirurgias.

“Quando o paciente for convocado, os procedimentos de exames terão que ser feitos rapidamente e isso deverá ser também um critério. Serão convocados pacientes que estão com os exames já em dia, realizados e atualizados. Nossos pacientes, de maneira geral a nível ambulatorial, têm sido acompanhados. Então, certamente, em nosso núcleo de admissão será feita a análise daqueles pacientes que já estão prontos para a cirurgia”, explica Ana Lúcia.

A superintendente ainda confirma que muitas situações que eram cirurgias eletivas acabaram virando cirurgias de urgência durante este um ano de pandemia e, inclusive, já devem ter sido realizadas, de forma que deem andamento à fila. “Certamente, vai ser feita uma análise desses pacientes que já estão na fila. As equipes de profissionais de saúde do hospital vão avaliar a situação de exames, de condição. Porque pode ser que uma pessoa que já está a um ano esperando já tenha resolvido o problema dela por outros serviços, já pode ter outro desfecho. Isso deve ter acontecido muito nesse período. Então, cada caso deve ser analisado, agora, nesse momento de retomada”, afirma.

Ana Lúcia ainda confirma que os mutirões de cirurgias mais simples, como a de catarata, são possíveis pela estrutura do hospital, porém, é preciso ser alinhado com a Secretaria Municipal de Saúde. “Do ponto de vista do hospital, a gente pode se organizar para isso [os mutirões]. Lembrando que o mutirão demanda também insumos e pessoal. Acho que, tudo acordado com a secretaria, pode ser possível sim”, finaliza.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por