CIDADE

Procon checa comportamento de postos após aumento

Amanhã (24), Procon coloca equipe de fiscalização nas ruas para verificar preços dos combustíveis após elevação do PIS/Cofins

Publicado em 23/07/2017 às 21:30Atualizado em 16/12/2022 às 11:50
Compartilhar

Foto/Jairo Chagas

Postos de combustíveis elevaram os preços na própria sexta-feira (21) e, em alguns casos, acima do valor reajustado no tributo

A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Uberaba) realiza amanhã (24) pesquisa de preços nos 72 postos de combustíveis da cidade para apurar o comportamento dos estabelecimentos após a elevação da alíquota de PIS/Cofins sobre os combustíveis, implementada pelo governo federal na semana que passou. Logo após a divulgação da medida, postos de combustíveis em Uberaba já promoveram o reajuste na sexta-feira (21). Em alguns casos os valores foram reajustados em mais de R$0,60 para a gasolina, enquanto que a alíquota teve aumento de R$0,41.

Segundo o presidente da Fundação Procon, Rodrigo Mateus de Oliveira Signorelli, da maneira que foi feito, a aplicação do aumento das alíquotas é imediata, no entanto, fica a cargo das distribuidoras e dos postos de combustíveis quando aplicarem o repasse desse aumento para o consumidor. “Os preços não são tabelados, quem estabelece o valor é cada empresário, assim, o que podemos fazer é orientar o consumidor a ficar mais atento e ter mais disposição para pesquisar os valores” diz.

O Procon divulga semanalmente uma pesquisa de preços em 72 postos de combustíveis da cidade, com divulgação nas mídias da Prefeitura de Uberaba, para auxiliar o consumidor. “O objetivo dessa pesquisa é oferecer ao consumidor a chance de escolher o preço mais atrativo. As equipes do Procon já irão nesta segunda-feira a campo ver como estão os preços nos postos para divulgarmos o mais rápido possível para o público”, esclarece Rodrigo.

O Procon orienta que, em caso de dúvidas, informações e denúncias, o consumidor deve procurar a instituição, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. O atendimento, por ordem de chegada, com a realização de cadastramento até as 16h, ou então entrar em contato pelo telefone 3333-7666, ou ainda pelo 151, e aos fins de semana pelo WhatsApp 99869-9000.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por