CIDADE

Uberaba é considerada a 8ª cidade mais limpa do país, segundo estudo

Sete anos após a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a gestão da limpeza em três mil cidades brasileiras foi avaliada por pesquisa da consultoria PwC

Publicado em 23/07/2017 às 18:25Atualizado em 16/12/2022 às 11:50
Compartilhar

Foto/Enerson Cleiton/PMU

Possuir aterro em plena vida útil é um dos fatores que pesaram na classificação de Uberaba no Islu

Sete anos após a aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a gestão da limpeza em três mil cidades brasileiras foi avaliada por pesquisa da consultoria PwC e do Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana paulista (Selur), em parceria com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Urbana (Abrelp). No estudo, Uberaba aparece como a 8ª colocada, entre pouco mais de três mil municípios que disponibilizaram seus dados relativos ao ano de 2015 no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento. Na semana que passou, o jornal O Estado de São Paulo revelou a clarificação das 10 melhores colocações no ranking das cidades mais limpas do país.

Lançado em 2016, o Índice da Sustentabilidade da Limpeza Urbana (Islu) visa medir o cumprimento da gestão municipal às premissas da Política Nacional de Resíduos Sólidos. O município é avaliado de acordo com uma pontuação, que varia de zero a 1: quanto mais próximo de 1, maior será a aderência do município à PNRS. A avaliação é feita a partir do desempenho em quatro dimensões: engajamento, recuperação de recursos coletados, sustentabilidade financeira e impacto ambiental.

De acordo com o levantamento, 60% dos municípios pesquisados ainda não destinam adequadamente os seus resíduos sólidos. O estudo constatou que as cidades que contam com Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos tiveram melhor desempenho. Uberaba contemplou a iniciativa quando da elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico, na Lei 12.146/2015.

De acordo com o secretário municipal de Serviços Urbanos, Antônio Sebastião de Oliveira, vários fatores colaboraram para o bom desempenho da cidade no Islu. “Nosso aterro sanitário, com a nova célula implantada em 2013, possui capacidade para mais oito anos e a coleta de lixo chega a quase 100% dos domicílios na cidade, com cerca de 290 toneladas por dia, utilizando 11 caminhões”, diz, ao anunciar que o governo busca alternativas tecnológicas, como, por exemplo, o projeto de transformar lixo em energia para dar sobrevida ao aterro. Ele revela que, por mês, é realizada a capina de 1,2 mil quilômetros em média e os ecopontos receberam 3.850 toneladas de entulhos em 2017.

O secretário destaca também que a cidade já está testando alternativas para melhorar a limpeza urbana e testando tecnologias como a varrição mecanizada e a implantação definitiva da coleta seletiva em todos os bairros. 

Falta de educação da população aumenta o trabalho do setor de limpeza urbana. Ao mesmo tempo em que a Prefeitura de Uberaba investe na limpeza urbana, o secretário municipal de Serviços Urbanos, Antônio Sebastião de Oliveira, chama a atenção das pessoas para se educarem quanto à destinação de lixos e entulhos. Ele cita que somente de bocas de lobo, nos últimos seis meses, foram retiradas 100 toneladas de lixo, que, entre outros problemas, contribuem sobremaneira para ocorrência de enchentes. Descartes irregulares de entulhos e lixos em áreas vagas e beiras de ruas, avenidas e estradas do município chegaram 7,1 mil nesse ano, revela levantamento feito pela Secretaria de Serviços Urbanos. Na zona rural, segundo os dados divulgados pela Prefeitura, foram recolhidas sete mil toneladas de descarte irregular nos últimos seis meses.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por