CIDADE

Cidade sedia 3º Encontro Nacional de criadores de cães da raça pit bull

A concentração será às 15h na praça Rui Barbosa. O evento acontecerá simultaneamente em 25 cidades de 14 estados

Thassiana Macedo
Publicado em 22/07/2017 às 19:57Atualizado em 16/12/2022 às 11:51
Compartilhar

Amanhã (23), o município de Uberaba será sede da 3ª edição do Encontro Nacional de Pit Bulls. A concentração será às 15h na praça Rui Barbosa. O evento acontecerá simultaneamente em 25 cidades de 14 estados. Um dos objetivos principais do evento é esclarecer sobre a raça, a fim de combater o preconceito em torno da fama de violência dos pit bulls.

A organização do encontro é do núcleo uberabense da American Pit Bull Terrier (APBT). A programação contará com uma cãominhada, que sairá às 16h da concentração em direção à praça Manoel Terra, em frente da igreja Santa Rita. De acordo com os organizadores, todas as raças são convidadas a participar do evento, mas é importante lembrar que é de responsabilidade dos proprietários que os cães estejam com focinheira, enforcador e guia curta, a fim de garantir a segurança dos animais e dos participantes.

A advogada Roberta Pegorari de Almeida tem cinco cães da raça em sua casa, no bairro Tancredo Neves, e possui um canil em propriedade localizada nas proximidades da MG-427, onde ela cria pit bull. Segundo ela, ao contrário do que as pessoas pensam, a raça é extremamente dócil e não foi feita para servir como cão de guarda, muito menos para atuar como cão de briga.

Roberta Pegorari explica que a ideia da cãominhada é justamente mostrar que, quando criado com o cuidado e a atenção necessários, o pit bull é capaz de conviver muito bem com o ser humano, mesmo crianças e idosos. “Não nego que é um cão de temperamento forte, como é o caso de outros animais, porém com o homem são cães extremamente dóceis e de bom convívio familiar. A culpa das notícias de eventuais acidentes que às vezes acontecem não é do cão, e sim do homem, que não sabe criar e não conhece a raça ou o temperamento do cão. Por isso, a intenção é conscientizar não só a população, mas os próprios proprietários e criadores de cães da raça. Muitas pessoas acham bonito e querem ter um cão da raça, mas não sabem como é o temperamento da raça com outros cães”, ressalta a criadora.

Por ser uma raça muito ativa, Roberta Pegorari reforça que a atividade física e as brincadeiras ou passeios são fundamentais para reduzir a ansiedade do cão dessa raça, assim como qualquer outra.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por