CIDADE

Cemig alerta para os riscos de pipas próximo à rede elétrica

Somente este ano são mais de 800 ocorrências que resultaram na interrupção do fornecimento de energia a quase 300 mil consumidores

Marconi Lima
Publicado em 09/07/2017 às 09:08Atualizado em 16/12/2022 às 12:08
Compartilhar

Foto/Reprodução

Número de crianças soltando pipas no inverno, combinado com as férias de julho, aumenta, fazendo com que o risco de ocorrências também cresça

Soltar pipas é uma das brincadeiras mais populares entre as crianças e adolescentes em todo o país e, no inverno, essa atividade ganha mais força, devido à intensidade dos ventos, típica desta estação do ano, e pela coincidência com as férias escolares.

Em Minas Gerais, de janeiro a maio deste ano, a Cemig registrou 840 ocorrências de interrupção no fornecimento de energia elétrica devido a essa prática, que prejudicaram mais de 284 mil consumidores da empresa. O número de ocorrências envolvendo pipas cresceu, se comparado ao último levantamento divulgado pela empresa no mês passado, quando eram 663 ocorrências, com 240 mil consumidores prejudicados com a interrupção no fornecimento de energia elétrica residencial e para áreas de comércio.

Engenheiro eletricista da Cemig, Demétrio Venicio Aguiar diz que alguns procedimentos devem ser adotados para que não haja risco à segurança e nem ocorram interrupções no fornecimento de energia com a prática da brincadeira. “As pipas devem ser empinadas em locais abertos e afastados da rede elétrica. Jamais use fios metálicos ou cerol, e, caso a pipa fique presa, não tente resgatá-la”, orienta. Além disso, ele alerta sobre um novo produto que vem agravar os problemas e os riscos: um tipo de fio cortante feito em escala industrial, chamado de “linha chilena”, produzido com materiais mais abrasivos que o cerol.

Ave e motociclista. E não apenas a rede de distribuição de energia que pode enfrentar problemas com pipa. No mês passado, em Uberaba, uma linha de pipa com cerol provocou grave ferimento na asa esquerda de uma ave da espécie curicaca. O fato aconteceu no bairro Vila Alvorada.

Em abril, um motociclista foi vítima de linha de pipa com cerol quando trafegava pelo Jardim Esplanada. A linha com cerol de uma pipa grudou no capacete que ele usava. Ele tentou desgrudar a linha, porém perdeu o controle de direção da motocicleta e caiu, sofrendo diversas lesões pelo corpo. Ainda em abril, um morador do bairro Beija-Flor 3 teve pescoço e mão cortados por linha de pipa com cerol.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por