CIDADE

Faixa etária para imunização contra HPV em meninos é ampliada

A partir de hoje, meninos que ainda não tenham completado 15 anos também poderão ser imunizados; antes, a indicação era para até 13 anos

Publicado em 13/06/2017 às 11:51Atualizado em 16/12/2022 às 02:17
Compartilhar

 A faixa etária para imunização contra o HPV quadrivalente do sexo masculino é ampliada. A partir desta terça-feira (13), a rede municipal de saúde já atende a nova faixa etária com direito à vacina de 11 a 14 anos, 11 meses e 29 dias no Calendário Nacional de Vacinação, ou seja, antes de completar 15 anos. Antes a indicação era para meninos entre idade de 12 a 13 anos.

Em Uberaba, o diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Robert Boaventura de Souza, afirmou que o município já está preparado para atender o novo direcionamento do Programa Nacional de Imunização (PNI) e do Ministério da Saúde. “Todas as unidades de saúde de Uberaba estão abastecidas e para garantir a imunização basta apresentar um documento de identificação na unidade”, explica Robert.

A vacina garante a imunização contra quatro subtipos do HPV – 6, 11, 16 e 18. Nos meninos, previne a ocorrência de câncer de pênis, ânus, orofaringe e verrugas genitais, além de contribuir com a proteção das meninas contra o câncer de colo do útero, segundo tumor mais frequente na população feminina e a terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

O HPV é transmitido por contato direto com uma pessoa infectada, sendo que a principal forma de transmissão é por via sexual. Em estudos realizados em infecção pelo HPV recém-adquiridas mostram que as mesmas ocorreram logo após o início da vida sexual, por isso a preferência para a vacinação ser antes do início da atividade sexual, ou seja, antes da exposição ao vírus.

 A vacina, chamada de HPV quadrivalente, foi incluída na rotina do Sistema Único de Saúde (SUS), no Calendário Nacional de Vacinação em março de 2014, para meninas de 11 a 13 anos de idade e em 2015, a faixa etária foi ampliada para 9 a 11 anos. Este ano, meninos foram incluídos no calendário de vacinas.

Com a nova mudança, quem tem direito à vacina contra o HPV são meninas de 9 a 14 anos, meninos de 11 a 14 anos, 11 meses e 29 dias e portadores de HIV de ambos os sexos com idades de 9 a 26 anos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por