CIDADE

Biometria eleitoral de deficientes tem grande movimento no 1º dia

O atendimento especial, que começou ontem, está acontecendo no Instituto de Cegos, das 10h às 16h, e segue até sexta-feira

Geórgia Santos
Publicado em 24/05/2017 às 07:10Atualizado em 16/12/2022 às 13:08
Compartilhar

Sandro Neves

Recadastramento biométrico eleitoral segue até sexta-feira, atendendo pessoas que têm alguma dificuldade de acesso

Semana da Inclusão em Uberaba realiza recadastramento biométrico para eleitores portadores de deficiência. O atendimento especial, que começou ontem, está acontecendo no Instituto de Cegos do Brasil Central, das 10h às 16h, e segue até sexta-feira, 26. No primeiro dia, o movimento foi intenso, inclusive com fila, antes mesmo do início das atividades.

No município, a biometria é obrigatória e quem não a fizer não poderá votar em 2018. Por isso, segundo a chefe de Cartório da 326ª Zona Eleitoral, Thelma Prado, a proposta é atender todos os eleitores com qualquer tipo de deficiência em local apropriado, destinado a facilitar o acesso à Justiça Eleitoral. Atualmente, em Uberaba, estão registrados no Cadastro da Justiça Eleitoral como deficientes cerca de 1.600 eleitores.

“A intenção é facilitar o recadastramento biométrico do portador de necessidades especiais e daquelas pessoas que têm dificuldade para ir até um cartório. Na central nós temos acessibilidade, mas levamos o recadastramento ao instituto para oferecer mais conforto a esse público, uma vez que estamos atendendo cerca de 500 eleitores por dia na central, onde existem outros nesta mesma condição. Aqui, no instituto, o atendimento é de forma mais personalizada e bastante acessível”, explica Thelma.

Além disso, está disponível um tradutor de libras, do Centro de Capacitação e Atendimento na Área da Surdez, para auxiliar o atendimento.

A aposentada e deficiente visual Angelina Maria de Jesus era uma das pessoas na fila de atendimento. De acordo com ela, levar o recadastramento para o instituto foi muito bom. “Os locais onde são realizados esses serviços geralmente são muito longe e nem todos têm condições de ir. Agora, aqui no instituto é muito mais fácil e importante. Vivemos num país com problemas, mas precisamos viver a democracia com dignidade”, destaca a aposentada.

Para finalizar, Thelma explica que o recadastramento biométrico no ICBC é para atender os casos prioritários e, desde que não atrapalhe, também é possível atender qualquer tipo de eleitor, como os acompanhantes, funcionários da casa, vizinhos, entre outros.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por