SAÚDE

Você sabe utilizar a máscara corretamente? Confira as orientações da Vigilância Sanitária

Luiz Henrique Cruvinel
Publicado em 01/07/2021 às 21:35Atualizado em 18/12/2022 às 15:04
Compartilhar

As normas sanitárias contra a covid-19 tem aspectos coletivos e individuais. Cada um, com o próprio cuidado, ajuda no enfrentamento à pandemia e evita surtos de contágio nos ambientes de contato, como supermercados. Uma das garantias da não proliferação da doença é o uso de máscaras, mas você sabe como usá-las? Qual a mais indicada? Como fazer a higienização? A chefe do departamento de Vigilância Sanitária, Patrícia Ferreira Bizinoto, respondeu perguntas sobre o cuidado pessoal com as máscaras.

JM: Qual a máscara mais adequada?

PB: A máscara mais indicada é a N-95. É a única que vai te proteger corretamente. Ela encaixa perfeitamente no rosto, não permite transpiração, consegue dar boa comunicação e não precisa ser tratada de três em três horas, é possível deixá-la descansando de um dia para o outro. Por outro lado, a máscara de tecido vai ficando flácida com as lavagens, e quando você conversa muito ela desce, exigindo muito contato.

JM: Qual o tempo de utilização das máscaras?

PB: A máscara de tecido deve ser trocada de três em três horas. Então em uma jornada de trabalho de oito horas, o correto é ter à disposição, no mínimo, três máscaras de tecido. Além disso, ela exige higienização imediata várias vezes ao dia. 

Já a N-95 pode ser utilizada durante o dia todo, e descansar a seco durante um dia completo.

JM: Financeiramente, qual compensa mais?

PB: Hoje a N-95 baixou o preço e tem a comercialização mais fácil. Pode ser encontrada em lojas de equipamentos, em dental, em sites... Em média, você gasta quatro delas por mês, apenas. São R$ 25 por mês para você e sua família terem maior segurança. Se for pensar em custo benefício, ter uma N-95 é melhor.

Ainda, a chefe da Vigilância explica que foi feita a orientação às empresas de Uberaba para que forneçam a N-95 para os funcionários. Ela pede que os clientes fiquem atentos quanto à utilização dos equipamentos de proteção individual, e que prefiram comprar em estabelecimentos que respeitem as orientações sanitárias.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por