CIDADE

Sinduscon espera que Minha Casa 3 dê fôlego à construção civil

O setor aposta na expectativa do programa Minha Casa Minha Vida 3 para que 2017 seja um ano de maior estabilidade econômica

Thassiana Macedo
Publicado em 12/04/2017 às 09:50Atualizado em 16/12/2022 às 14:01
Compartilhar

 Foto/Arquivo

Segundo Roberto Velludo, construtoras de Uberaba estão enfrentando dificuldades em razão da instabilidade econômica

O ano de 2015 foi um dos piores da história do Brasil para a economia, mas especialmente para a construção civil. Em 2016, a recuperação não aconteceu no ritmo em que se esperava. Agora, o setor aposta na expectativa do programa Minha Casa Minha Vida 3 para que 2017 seja um ano de maior estabilidade econômica, com possibilidade de crescimento.

Segundo o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), Roberto Velludo, a maioria das construtoras de Uberaba está enfrentando dificuldades em razão da instabilidade econômica vivenciada há cerca de dois anos. Neste cenário, ele lamenta empresas fechando ou pedindo recuperação judicial. Em 2010, Uberaba tinha uma média de 10 mil trabalhadores na construção civil, em 2014 o número chegou a 15 mil, mas hoje há apenas cinco mil operários trabalhando. “A crise que nos assolou em 2015, 2016 e ainda entrou em 2017 tem sido grande, o que acaba refletindo no comércio, que também vem sentindo essa dificuldade”, frisa.

Para ele, os escândalos nacionais envolvendo importantes construtoras do país também afetaram o setor como um todo. “A distância entre essas construtoras e as de Uberaba é muito grande, e o que acontece no nível em que elas estão não acontece com as pequenas e médias construtoras no interior, por não termos acesso a esse nível de empreendimento. Porém, isso acaba influenciando todo o mercado. Isso [corrupção] já deveria ter sido resolvido há muito tempo, pois a cada momento que sai uma notícia a respeito, os investidores ficam na espera para pensar em novos negócios, o que prejudica muito a construção cível”, avalia.

Por outro lado, Roberto Velludo espera que o anúncio do governo federal para a ampliação do programa habitacional Minha Casa Minha Vida 3, destinado às famílias com renda mensal de até R$9 mil, possa resultar em novo fôlego para a construção civil. “Há duas semanas tivemos uma reunião com a Caixa Econômica, onde houve apresentação do Minha Casa Minha Vida 3, e já estão começando a analisar projetos, mas vão dar retorno no segundo semestre. Não vai ser no volume do ano retrasado, mas já é um sinal. Se Uberaba conseguir mil a três mil casas nessa faixa, já melhora muito a movimentação, e creio que vamos conseguir, pois Uberaba e as empresas estão batalhando por isso”, destaca o presidente do Sinduscon.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por