CIDADE

Economista orienta trabalhador que vai receber o dinheiro extra

O varejo pegou carona no calendário de saques das contas inativas do FGTS e tem oferecido vantagens para tentar fisgar o consumidor

Geórgia Santos
Publicado em 12/04/2017 às 07:09Atualizado em 16/12/2022 às 02:25
Compartilhar

O varejo pegou carona no calendário de saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e tem oferecido vantagens fora de época para tentar fisgar o consumidor. Porém, é preciso cuidado, o consumidor deve ter cautela para usar esse recurso extra. Mesmo antes de liberar o pagamento do FGTS das contas inativas, o comércio já estava animado com esse recurso circulando pelo mercado, e agora, para aproveitar que alguns estão com o dinheiro no bolso, tentam atrair o consumidor para as compras.

Contudo, é preciso ter consciência do que se vai gastar. Segundo o economista Sérgio Martins, antes de tudo é preciso ter a necessidade daquela compra, senão o melhor é guardar o dinheiro. “As promoções que o comércio está fazendo são de forma legítima, e as pessoas estão recebendo um dinheiro extra que é muito valioso. É preciso pensar antes de gastá-lo. Quase 90% das pessoas que estão recebendo são valores abaixo do salário mínimo, e mesmo que não seja uma alta quantia, é preciso ter cautela. A primeira pergunta a ser feita é se realmente precisa de algo, pois se a pessoa for gastar o dinheiro por gastar, é melhor guardar para uma situação futura”, explica o economista.

Inclusive, a Rádio JM esteve recentemente na Caixa Econômica Federal para conversar com consumidores que iriam receber o dinheiro e alguns revelaram que, por ser um valor baixo, iriam gastar com compras em geral. “Eu também recebi no banco algumas pessoas com esse pensamento, e isso reflete o nível de educação das pessoas no país”, afirma. Por outro lado, para aqueles que pretendem guardar o dinheiro, Sérgio explica que é importante ter um motivo pelo qual está guardando, mesmo que seja com a intenção de ter uma reserva diante de uma emergência futura, pois se não houver razão, as pessoas acabam gastando aos poucos.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por